Esta semana registaram-se nas Caldas 38 novos casos de infeção por covid-19. A vacinação dos
jovens entre os 12 e os 15 anos em Caldas e Óbidos tem decorrido no Pavilhão da Mata
Esta semana foram confirmados no concelho das Caldas 38 novos casos positivos de covid-19, mas comparando com a última semana salienta-se a descida no número de casos ativos, com menos 16. São agora 73, quando há sete dias o concelho tinha 89 casos ativos.
Nos últimos 14 dias, e segundo os dados do relatório epidemiológico diário divulgado pela Câmara das Caldas através das redes sociais, houve 87 novos casos neste município. Também comparando com o relatório divulgado a 9 de agosto, realça-se que o número de ativos era então de 203 quando agora é, recorde-se, de 73.
Através do mesmo documento é possível perceber que 54 pessoas recuperaram da infeção nos últimos sete dias, aumentando o número de recuperados desde o início da pandemia para os 2795. Em 14 dias houve 217 recuperações neste concelho.
Desde março do último ano neste município foram registados 3012 casos, tendo a covid-19 sido a responsável por 144 vítimas mortais, a última das quais registada em meados de junho deste ano.
O retrato da situação nos outros concelhos do Oeste Norte, baseado no relatório da Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, apresenta dois concelhos com subida no número de ativos e três com descidas.
O município de Alcobaça tem, à data de fecho desta edição, 115 casos ativos, mais 52 do que os 63 que apresentava a 10 de agosto.
Bombarral é o outro concelho do Oeste Norte que registou um aumento, tendo agora 19 casos ativos (mais dois do que há 14 dias).
Nos concelhos da Nazaré, de Óbidos e de Peniche houve uma diminuição do número de ativos nos últimos 14 dias. O município da Nazaré tinha 41 e tem agora menos cinco (36), o de Óbidos tinha 21 e tem agora 15 (menos seis) e o de Peniche viu o número de casos ativos descer dos 81 para os 60 (menos 21).
Vacinação jovem
A vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos anos das Caldas e de Óbidos tem decorrido no Pavilhão da Mata.
A nível nacional logo no primeiro dia do fim de semana dedicado aos jovens desta faixa etária já se tinha superado as expetativa de vacinados para o fim de semana. Para este sábado e domingo está prevista uma operação semelhante, sendo que a segunda dose das vacinas será administrada nos fins de semana de 11 e 12 e 18 e 19 de setembro. O objetivo do Governo é que todos os jovens entre os 12 e os 15 anos estejam vacinados contra a covid-19 antes do arranque do novo ano letivo. ■