As praias Foz do Arelho – Lagoa e Praia do Mar voltam a ostentar, este ano a bandeira azul e será nesta última que decorrerá, a 1 de junho, a cerimónia oficial de hastear da primeira Bandeira Azul em praia costeira. Do outro lado da lagoa, as praias Bom Sucesso e do Rei do Cortiço também voltam a hastear o galardão da qualidade da água. De acordo com a Associação Bandeira Azul Europa este ano foram galardoadas 432 praias, marinas e embarcações com bandeira azul, mais uma do que em 2022, apesar de uma diminuição de praias fluviais devido à seca e aos incêndios. Na região, Alcobaça tem duas praias contempladas: Praia de Paredes de Vitória e São Martinho do Porto, tal como a Nazaré, com a Praia da Nazaré e Salgado. Este concelho conta ainda com três embarcações distinguidas, a Argus, Bennu e Roaz.
Mais a sul, Peniche mantém sete praias galardoadas ( Baleal Norte e Sul, Cova da Alfarroba, Gambôa, Medão – Supertubos, Consolação e São Bernardino), tal como a Lourinhã mantém o Areal Sul, a Areia Branca, Areia Branca-Foz e Porto Dinheiro.
Torres Vedras continua a ser o concelho com mais praias galardoadas na região, num total 12. São elas as praias Azul, Centro, Fisica, Formosa, Foz do Lizando-Mar, Mirante, Navio, Pisão, Porto Novo, Santa Helena, Santa Rita Norte e Santa Rita Sul.
O galardão assenta na qualidade da água e espaço (ordenamento) segurança e serviços, vigilância e sensibilização das pessoas (educação ambiental). ■