Caldas da Rainha: Chuva intensa causa inundações e Câmara prepara intervenção para minimizar riscos

0
236
Cenário na manhã do passado sábado foi desolador

Autarquia pretende criar uma bacia na parte superior da Mata para reter águas e evitar inundações na parte baixa da cidade.

A chuva intensa que se abateu na região na madrugada e manhã do passado sábado provocou inundações em diversos pontos, com a cidade das Caldas a ser mais penalizada. Tal como sucede cada vez que a pluviosidade é mais acentuada, registaram-se problemas na Praça da República e na rotunda da rainha, mas foi junto ao Continente que a força das águas fez mais estragos. E também na zona da Cutileira houve garagens a ficar inundadas de água.
O problema não é novo, mas acentuou-se nos últimos anos e o presidente da Câmara considera que o incremento da construção na Encosta do Sol “tem vindo a acentuar o problema da impermeabilização dos solos”, o que leva a que a água da chuva se encaminhe para a parte baixa da cidade em grande volume.
“Apesar de alguns investimentos, nomeadamente na zona da Praça da Fruta, em que foram instaladas novas tubagens, os problemas mantêm-se”, lamenta Vítor Marques, revelando que a autarquia pretende “minimizar” o problema através da criação da uma bacia na parte superior da Mata, por forma a “reter a água e evitar que ela desça a Rua Diário de Notícias”.
No plano de intenções da autarquia está, igualmente, um outro projeto, que visa “fazer a separação das águas pluviais na rotunda do McDonald’s”, por forma a que a água das chuvas possa ser desviada daquela zona da cidade.
“Estamos a acompanhar a situação e queremos corrigir estes problemas a pouco e pouco”, garante o chefe do executivo municipal, advertindo, todavia, que “estas alterações não serão tão rápidas a implementar como seria de desejar”.