O projeto Voy foi o grande vencedor da final nacional do Tourism Explorers, o programa de empreendedorismo ligado ao setor do turismo. A final nacional decorreu este ano na cidade termal, na tarde de 31 de março, no museu Leopoldo de Almeida e trouxe às Caldas as três melhores ideias de cada uma das cinco cidades participantes neste programa (Lisboa, Porto, Coimbra e Faro, além, claro, da anfitriã, Caldas).
Apresentado por Marcos Niemeyer e Pedro Savi, o projeto Voy nasceu no Brasil e procura agora renascer em Portugal. Trata-se de uma app que pretende ajudar operadores turísticos e promotores de eventos na venda de bilhetes através de ferramentas de inteligência de dados que permitem perceber quem são os clientes e o que procuram.
Os promotores desta ideia notaram que o preço cobrado atualmente por este serviço é caro e que as soluções que existem não têm uma oferta integrada de bilhetes, alimentação e bebidas e estacionamento. A app destina-se a todos os que vendam bilhetes, focando-se inicialmente no mercado ibérico e brasileiro.
Já o projeto Quinze (da designer caldense Joana Sousa, que venceu a fase municipal e que se baseia na História da fundação da cidade termal para desenvolver produtos e experiências turísticas) ficou em segundo lugar, ex aequo com o projeto Embaixador – Hospitalidade Profissional (do Porto), uma proposta para resolver problemas de hospitalidade no setor do turismo.
O Tourism Explorers realiza-se desde 2017 e já contou com a participação de mais de mil empreendedores.