Caldas da Rainha está à procura dos reis do Carnaval

0
307
Zé Povinho e Maria da Paciência são os reis do carnaval caldense (Arquivo)

Inscrições para o casting podem ser feitas até 15 de janeiro e a seleção terá lugar dois dias depois na Expoeste

A Câmara das Caldas está à procura dos reis do Carnaval de 2024. Para isso tem a decorrer, até 15 de janeiro, as inscrições para o casting que irá fazer para escolher os dois elementos que irão liderar os desfiles na cidade. A seleção será feita no dia 17 de janeiro, na Expoeste.
De acordo com a autarquia, o casting para escolher os reis do Carnaval caldense tem como objetivo reunir inscrições e após entrevista com o júri, serem escolhidos o Rei (Zé Povinho) e a Rainha (Maria da Paciência) para estarem presentes nas iniciativas do Carnaval. Os interessados terão de preencher uma ficha de inscrição, disponibilizada nas redes sociais do município, através de link de formulário cedido pelo município das Caldas ou inscrever-se presencialmente no gabinete de eventos, anexando uma fotografia. Mas há normas para participar. Os inscritos terão de ser naturais ou residentes no concelho das Caldas e preencher os requisitos pedidos. Para além disso, terão de ter “total disponibilidade para participar nos corsos carnavalescos, iniciativas de Carnaval e Festas de Carnaval”, organizadas pelo município e que se irão realizar entre 27 de janeiro e 13 de fevereiro. A 27 de janeiro será feita a apresentação dos reis, seguindo-se, a 4 de fevereiro, uma animação nas freguesias urbanas e, no dia seguinte, a divulgação do Carnaval no Mercado de Santana. A 10 de fevereiro à noite terá lugar o corso carnavalesco das associações e colectividades, seguido da festa de carnaval. Na tarde de domingo, 11 de fevereiro, o corso desfila na Avenida 1º de maio, tal como acontecerá na terça-feira de Carnaval. No dia 12 à noite haverá uma festa de mascarados.
De salientar que na terça-feira de Carnaval é “obrigatório que a pessoa escolhida para Rainha vista o fato de Rei e que a pessoa escolhida para Rei vista o fato de Rainha, havendo assim uma troca de personagens”, explica a organização.
Os selecionados para reis do Carnaval receberão como prémio um voucher numa agência de viagens no valor de 350 euros, um bilhete para um espetáculo no CCC e uma massagem nas Termas das Caldas.
As iniciativas carnavalescas são promovidas pelo Município das Caldas da Rainha, em colaboração com as Juntas de Freguesia, contando com participação das associações e coletividades do concelho. ■