Caldas da Rainha: Há magusto com castanhas assadas na hora no Céu Vidro

0
732
Fogareiros

Iniciativa resulta de parceria entre Associação de Artesãos e Rancho da Fanadia

O verão de S. Martinho vai ser celebrado no Céu de Vidro, no próximo sábado e domingo, dias 13 e 14 de novembro, numa iniciativa que junta a Associação de Artesãos das Caldas da Rainha com o Rancho da Fanadia.
“Não vão faltar o pão com chouriço e as castanhas que serão assadas no parque”, assegura Júlia Lopes sobre esta iniciativa, onde não faltará a água-pé.
O magusto vai também destacar o artesanato. Ao todo vão estar no Céu de Vidro cerca de duas dezenas de bancas de artesanato. Marcam presença associados da associação caldense, presidida por Júlia Lopes, como também poderão ser adquiridos trabalhos artesanais de autores que serão convidados pela organização.
Vão poder ser vistos trabalhos em cerâmica, em têxteis, madeiras, bordados, bijuteria, rendas de frioleira, madeiras entre tantos outros materiais. Também marcarão presença propostas executadas com materiais menos habituais como missangas, telhas ou até casca de ovo e dos quais resultam propostas originais.
Nesta iniciativa vão também realizar-se atividades para crianças até aos 15 anos, relacionadas com a cerâmica.
No sábado, as crianças poderão aprender técnicas de modelação e, no domingo vão aprender olaria. As peças dos participantes serão depois cozidas nos fornos das oficinas dos artesãos. Posteriormente às peças realizadas durante esta iniciativa “serão atribuídos prémios aos melhores trabalhos”, disse Júlia Lopes acrescentando ainda que as obras, feitas neste magusto, vão estar em exposição na loja da associação de artesãos das Caldas, situada na Rua da Liberdade, entre a Praça da Fruta e o Parque D. Carlos I.
O magusto será igualmente animado por vários momentos musicais e de dança por parte dos elementos do Rancho da Fanadia, conhecido pelo rigor e respeito à recolha das tradições etnográficas desta região. Este verão de S. Martinho será celebrado no sábado e no domingo, entre as 10 e as 19h00 no Céu de Vidro, no parque D. Carlos I. ■