Caldas da Rainha tem sabido preservar a memória do 16 de Março ?

0
931
Gazeta das Caldas
- publicidade -
Gazeta das Caldas - 16 de Março
Alda Santos, reformada (Caldas da Rainha)

Sim, acho que a cidade tem sabido cuidar desta memória que é um motivo de orgulho para as Caldas. Eu, pelo menos, sinto-me muito orgulhosa porque acho que o 16 de Março foi muito importante para que o nosso país conquistasse a liberdade.
Em 1974 morava no Vale do Coto e, por acaso, nesse dia vim às Caldas e foi na Praça da Fruta que tive conhecimento do golpe militar. Não se ouvia falar de outra coisa, Caldas andava nas bocas do mundo, até era notícia no estrangeiro. Por tudo isto, penso que a coragem daqueles militares não deve ser esquecida pela nossa cidade.

 

Gazeta das Caldas - 16 de Março
Carlos Silva, reformado (Caldas da Rainha)

Sou da opinião que a memória do 16 de Março tem sido preservada, e bem preservada. Fico muito feliz por saber que vão inaugurar um monumento alusivo a esta data, que é um marco para a cidade. Só gostava que tivesse sido há mais tempo. É importante que se continuem a organizar iniciativas que recordem o 16 de Março, até para que as novas gerações saibam quem foram aqueles heróis.
O 16 de Março foi o traçar do caminho para a liberdade, um “apalpar terreno” para o 25 de Abril, e um acontecimento histórico para as Caldas da Rainha.

- publicidade -

 

Gazeta das Caldas - 16 de Março
Fátima Pereira, reformada (Caldas da Rainha)

Sim, acho que o 16 de Março tem sido bem relembrado. Exemplo disso é a iniciativa que vai decorrer no CCC, na próxima sexta-feira, com o lançamento de um livro de banda desenhada sobre o 16 Março. Acho interessantíssimo para registar a coragem daqueles militares.
Não se perde a memória desse dia, é vivido todos os anos. Sem dúvida que foi um acontecimento que marcou a História contemporânea do nosso país e a própria cidade das Caldas.

- publicidade -