Caldas e Óbidos representados na FIA em Lisboa

0
381
No stand das Caldas da Rainha estiveram as associações dos Artesãos e dos Bordados locais. Outros autores estiveram presentes a convite de outras entidades
- publicidade -

Vários artesãos e alguns empresários da região marcaram presença neste certame, o maior que se dedica ao artesanato de toda a Península Ibérica

Os concelhos das Caldas e de Óbidos estiveram representados na Feira Internacional de Artesanato (FIA), certame que decorreu, no Parque das Nações, em Lisboa, entre os dias 29 de junho e 7 de julho.
O evento, o maior da Península Ibérica e que é também a segundo maior, a nível europeu, teve a habitual participação da Associação de Artesãos das Caldas e da Associação dos Bordados das Caldas.
Outros artesãos marcaram igualmente presença através de outras entidades – como o IEFP e a OesteCim – como foram os casos de Fernando e Milena Miguel, Vitor Lopes, José Luís e Carla Soares, entre outros.
No stand de Óbidos estiveram representadas várias artes da localidade vizinha. Teresa Teodoro, da Associação dos Artesãos, disse à Gazeta das Caldas que estiveram presentes 19 associados que deram a conhecer a diversidade artesanal da região. “É sempre uma mais valia participar nestes certames”, comentou a responsável, especificando que foram feitos contactos de negócios pois “passam por cá colecionadores nacionais e internacionais”. Além do mais, a representante dos artesãos foi convidada a participar no programa Alô Portugal, da SIC, tendo assim projetado o artesanato local. Segue-se agora a Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, que se realiza de 20 de julho a 4 de agosto. Segue-se a habitual exposição da associação na Casa dos Barcos na primeira quinzena de agosto.
A Associação de Bordados das Caldas esteve com os trabalhos de oito bordadeiras. Segundo a sua responsável, Principelina Loução, é sempre importante para a divulgação desta arte pois ainda há quem não o conhece . Na sua opinião as vendas, este ano, “foram mais fracas” e, para tal, terá contribuído a realização do Europeu de Futebol.
A associação que tem em projeto a realização de um Encontro de Bordados Regionais para 2025 nas Caldas, vai marcar presença nas Tasquinhas e na Frutos.
Mário Felizardo, é uma presença habitual na FIA com as máquinas de costura Bernina. O caldense que é o representante da marca no país, aproveita este certame para apresentar novas máquinas e acessórios e para realizar workshops que esgotam sempre durante o certame.
“É a única feira que fazemos a nível nacional”, referiu o empresário que além de ter espaços nas Caldas, abriu há dois anos em Lisboa e já teve que se mudar para um espaço maior. ■

- publicidade -