Criar sinergias entre os dois concelhos é o mote do protocolo que deverá ser firmado em breve entre os dois municípios
A Câmara das Caldas da Rainha pretende estabelecer um protocolo com a congénere de Rio Maior, que visa a promoção e intensificação da cooperação nas áreas do desporto, turismo, juventude e cultura.
A proposta base do protocolo foi trabalhada e os dois municípios chegaram a um entendimento. A Câmara das Caldas já o aprovou e nos próximos dias deverá ser apreciado pelo executivo de Rio Maior.
De acordo com o vereador Pedro Raposo, a primeira iniciativa prática a decorrer no âmbito do acordo será a apresentação da rede concelhia de percursos pedestres, que depois deverão ser ligados ao concelho vizinho. A apresentação pública está prevista para finais deste mês, inícios de agosto e a rede contempla “centenas de quilómetros de percursos pelo concelho, com maior incidência entre o Nadadouro e Salir do Porto, junto à zona costeira, e também em Alvorninha considerando o potencial turístico da barragem”, explicou Pedro Raposo.
Além dos percursos de turismo religioso Rio Maior quer ligações pedestres ao mar
Também Rio Maior tem um conjunto de percursos, muitos deles de ligação a Fátima, numa perspetiva de turismo religioso e pretende completar essa oferta com uma ligação ao mar, que será feita pelo concelho das Caldas. O trabalho está a ser desenvolvido com a Escola Superior de Desporto e integra percursos pedestres, de corrida, ciclismo e BTT, entre outros.
A cooperação compreende também as valências de resposta ao turismo, tendo em conta que as Caldas têm mais unidades hoteleiras do que Rio Maior, mas aquele concelho possui um centro de estágios e um centro de formação desportiva, o que leva a uma maior necessidade de permanência. Integra ainda possibilidade da realização de eventos e a componente de formação, tendo em conta as valências nas áreas do Turismo, no caso do Politécnico de Leiria e de desporto, com a Escola Superior de Desporto de Rio Maior (Instituto Politécnico de Santarém).
Os vereadores do PS deixaram a recomendação para que este possa abranger a divulgação cultural alargada, ao nível nacional e internacional, do património hidrogeológico dos dois municípios, nomeadamente do Vale Tifónico, incluindo a estância termal das Caldas e das Salinas de sal-gema de Rio Maior, através da promoção turística de rotas conjuntas. ■






























