Fernando Sousa quer uma aposta declarada no turismo na Foz do Arelho como fator de crescimento para a freguesia
O presidente da Junta de Freguesia da Foz do Arelho, Fernando Sousa, está no terceiro mandato. Acredita que a vila está bem, mas que pode crescer com uma política municipal diferente de aposta no turismo.
Como vai ser o verão na Foz?
Quando começámos a desenhar a animação com a Câmara a pandemia estava a crescer e isso criou dificuldades em avançarmos com a animação em grande escala. Mas vamos ter algumas iniciativas. No dia 24 vamos ter o Domingão e vamos ter um ou outro sunset na praia. Em substituição da festa branca, vamos ter no dia 20 de agosto um concerto com os The Gift. Também temos a Festa Anual da Foz, organizada pelo Centro Social e Recreativo, de 18 a 21 de agosto e que é uma grande mais-valia. E temos uma pequena feira com carrocéis a título experimental.
Quais são as principais problemas da freguesia?
A Foz do Arelho está bem e recomenda-se. Faltam-nos de facto algumas infraestruturas, mas não é só na Foz do Arelho, mas sim no concelho e há que haver outra política em relação à Foz do Arelho por parte da Câmara. A Foz é o cartão de visita e, se a fizermos crescer turisticamente, o concelho também cresce.
Está no último mandato, o que ainda pretende realizar?
Muitas coisas, penso que estava bom para começar agora! Gostava de ver, ainda no meu mandato, a adjudicação das dragagens na zona do cais para o lado mar, que está completamente assoreada. Outra coisa que gostava, e tenho noção que pode acontecer, é a requalificação da zona lagunar, estamos em diálogo com a Câmara para que o projeto seja repartido em duas fases, a primeira da Avenida do Mar ao cais e a segunda do cais ao Penedo Furado. Estamos a tratar do projeto para que a primeira avance. A segunda não deve avançar sem termos um novo local para o parque de autocaravanas, que financeiramente é muito importante para a Junta. E há outras coisas, como o diferendo com a família Calado, que herdei e não queria sair sem chegar a um acordo. ■