Caldas mobiliza-se no combate à pobreza e exclusão

0
329
- publicidade -

A Semana de Combate à Pobreza e Exclusão Social, que decorre até 25 de outubro, será também assinalada nas Caldas, com várias iniciativas. Na próxima sexta-feira, 18 de outubro, a comunidade é convidada a deixar mensagens de incentivo ao apoio à saúde mental em papéis verdes (cor do laço que representa a temática) distribuídos por colaboradores da Unidade de Desenvolvimento Social de Caldas da Rainha e que serão afixadas num grande laço exposto na Praça da Fruta (ou no átrio dos Paços do Concelho, caso se verifiquem condições climatéricas adversas). Ainda no mesmo dia haverá uma visita oficial ao Balcão da Inclusão, pelo Instituto Nacional de Reabilitação.
No sábado, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) caldense organiza o evento “O Pão nosso de cada Terra – uma viagem pelos sabores”. A decorrer no Céu de Vidro, entre as 15h00 e as 17h00, a iniciativa procura promover a interculturalidade com uma “Mostra Gastronómica”, uma “Conversa de Café” e um “Momento Cultural”. Embora de cariz gratuito e aberta à comunidade, a iniciativa carece de inscrição prévia.
Os edifícios públicos serão iluminados com a cor alusiva à temática da pobreza e será feita uma campanha de sensibilização nas redes sociais do município, mupis e parceria com estabelecimentos comerciais locais, através da colaboração da ACCCRO.
O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza é assinalado anualmente a 17 de outubro, tendo como objetivos primordiais: a sensibilização dos decisores políticos, das organizações intergovernamentais e não governamentais e da sociedade civil no combate às causas e consequências da pobreza e dar voz às pessoas que vivem em situação de pobreza, ouvindo os seus problemas. ■

- publicidade -