Caldas da Rainha foi local de paragem do navegador solitário Ricardo Diniz, que está a fazer uma peregrinação entre Fátima e o Brasil, para assinalar o Centenário das Aparições de Fátima e os 300 anos da Senhora da Aparecida. A primeira parte da viagem foi feita a pé entre Fátima e Peniche, onde está ancorado o veleiro, que o levará, a partir da próxima semana até Salvador da Baía para entregar a imagem de Nossa Senhora, oferecida pelo Santuário, às autoridades eclesiásticas locais.
Ricardo Diniz pernoitou nas Caldas na noite de terça para quarta-feira da semana passada e foi recebido na Câmara, que assumiu os custos a sua dormida num hotel da cidade. A expedição está a ser financiada pelo próprio velejador, algumas empresas e donativos de portugueses e brasileiros que se associam à sua viagem.
O navegador já trabalha no projecto há cerca de ano e meio e “por respeito aos valores desta missão”, o barco não ostentará quaisquer logotipos ou referências de patrocinadores, sendo apenas possível observar as palavras “Fé, Paz e Amor”, refere na sua página na internet.
Ricardo Diniz, de 40 anos e que já velejou para cima de 100 mil milhas, o equivalente a três voltas ao mundo e na maioria dos casos sozinho, considera esta missão como “a mais importante de sempre”.
A comissão de honra deste projecto inclui nomes como António Ramalho Eanes, ex-Presidente da República, Júlio Isidro, apresentador de televisão, Aura Miguel, jornalista da Renascença, Fernando Santos, seleccionador nacional, e Alice Vieira, escritora.
Esta aventura pode ser acompanhada através das plataformas digitais do navegador em www.facebook.com/ricardodinizsailor ou ricardodiniz.com/fatima/