A Câmara das Caldas está a promover a Semana do Termalismo, que irá decorrer entre os dias 15 e 20 de Maio. No dia da Cidade irá realizar-se um jantar subordinado ao tema “Termalismo na Europa e no Mundo”. A 16 de Maio será assinado o acordo de geminação com o município brasileiro de Santo Amaro de Imperatriz e a recepção aos autarcas de Poços de Caldas.
Nos dias 16,17 e 18 de Maio irá decorrer a assembleia geral da EHTTA (Associação Europeia das Cidades Históricas Termais) e, entre 18 e 20, o Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica.
Durante esta semana estarão presentes vários representantes das cidades brasileiras de Santo Amaro de Imperatriz e Poços de Caldas, que irão partilhar e desenvolver “projectos comuns, assim como estabelecer parcerias com entidades locais”, explicou o vereador Hugo Oliveira à Gazeta das Caldas.
O autarca esteve recentemente de visita oficial ao estado de Santa Catarina, no sul do Brasil, onde firmou um acordo de intenção para a geminação com Santo Amaro de Imperatriz e aprofundou a geminação já existente, desde 2001 com Poços de Caldas.
Em Caldas de Imperatriz, uma cidade com cerca de 21 mil habitantes, Hugo Oliveira foi recebido por autarcas, representantes de entidades públicas e investigadores. Assinado o acordo de intenções, as partes estão agora a preparar os termos da geminação, tendo sido já assinaladas áreas de acção concreta como o turismo, a saúde, e a investigação (com a participação de especialistas brasileiros no Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Hidrologia), entre outras.
O autarca visitou também o Hotel Caldas de Imperatriz, onde viu as fontes termais em funcionamento, visitou a fábrica que envasilha a água mineral e foi recebido pelo assessor do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina com quem falou sobre possíveis contactos empresariais.
Em Poços de Caldas, Hugo Oliveira visitou uma associação de agricultores e a União dos “Cafés Vulcânicos”, que convidou para estarem presentes na próxima edição da Feira dos Frutos. Esteve também no jardim botânico, de onde resultou a possibilidade de estabelecer um protocolo para a permuta de espécies entre aquele espaço e o Parque D. Carlos I e a realização de visitas em regime de residência de investigação.
O autarca teve também oportunidade de conhecer as Thermas António Carlos, nomeadamente as fontes iniciais, a investigação com argila e alas de tratamento.
Da visita ao Espaço Cultural da Urca surgiu a possibilidade de estabelecer um intercâmbio com alguma escola de samba ou de teatro, com uma instituição das Caldas, tal como aconteceu em relação à ONG “Casa da Árvore” com as escolas caldenses.
Do encontro que decorreu no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Hugo Oliveira considera que poderá haver uma parceira com instituições de ensino caldenses, nomeadamente a ETEO, na área das energias renováveis.
Os dois municípios estabeleceram um acordo de cooperação com acções concretas com vista à operacionalização do acordo de geminação já existente. A Câmara das Caldas irá também apadrinhar a entrada de Poços de Caldas na EHTTA.