Mais de 60 pessoas em representação das 30 cidades associadas da Rede Europeia das Cidades Históricas e Termais estarão nas Caldas para reflectir e debater sobre os problemas e as potencialidades do termalismo na agenda política europeia. A assembleia geral deste organismo irá decorrer entre os dias 16 e 18 de Maio.
Na terça-feira, pelas 12h00, será assinado o acordo de geminação entre as Caldas e Santo Amaro da Imperatriz (Brasil). À tarde, pelas 14h00, irá decorrer o forum de discussão de termalismo com a participação de especialistas internacionais, denominado Cafés da Europa e que terá por temática “Caldas Cross Roads of Cultural Routes”.
A 18 de Maio decorrem as jornadas da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos no CCC.
O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, estará nas Caldas a 19 de Maio, pelas 12h15, para presidir à cerimónia de abertura do X Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica. O evento irá decorrer no CCC e terá por tema “Cidades Termais”.
O congresso tem por objectivo a discussão das metodologias de gestão e desenvolvimento das águas minerais naturais na óptica do desenvolvimento sustentado dos recursos hídricos e dos recursos geológicos. O programa inclui conferências convidadas, um debate e uma visita às captações da concessão hidromineral das Caldas da Rainha e ao respectivo perímetro de protecção.
Também no dia 19, pelas 12h45, será inaugurada a exposição “Cidade da Água: Hospital Termal das Caldas da Rainha”, com fotografia de Clara Azevedo e texto de Jorge Mangorrinha. A mostra, que estará exposta no foyer do CCC, é organizada pelo Conselho da Cidade. Do mesmo autor será apresentado, a 18 de Maio, o livro “Caldas da Rainha: O Primeiro Hospital Termal do Mundo”.