
Cerca de 200 rotários que integram o distrito de 1960 (que reúne os clubes do Oeste, Sul do país e ilhas) reuniram-se no CCC, no passado dia 14 de Abril, para participar na Assembleia Distrital de Formação. Durante o dia os rotários receberam formação para dirigir os seus clubes, tendo por base o lema “Seja a inspiração”.
Houve também uma conferência, com diversos oradores, que teve por temática “A pobreza em Portugal e o desenvolvimento”. Ilda Braz, a próxima governadora do Distrito de 1960 (a partir de Julho e durante um ano) lembrou que é uma aspiração do rotary internacional que a pobreza extrema seja erradicada até 2020 e que “chegou a altura” de todos caminharem com acções para se alcançar esses resultados.
Os dados estatísticos mostram que há mais de dois milhões de pobres em Portugal e o rotary ajuda a inverter estes números, tanto a nível local (através do apoio de algumas famílias) como a nível internacional (com a realização de projectos com enfoque no saneamento básico, desenvolvimento económico e saúde materno-infantil).
Neste dia foi ainda inaugurado um monumento rotário e plantada uma magnólia no jardim do CCC. Este arbusto é considerado a árvore da amizade e símbolo da paz e da compreensão mundial.
Ilda Braz, que é açoriana e faz parte do Rotary Club de Ponta Delgada, destacou as condições excelentes do centro cultural e o trabalho desenvolvido pela organização da assembleia, o Rotary Club das Caldas da Rainha. Alunos do curso de Turismo da ETEO e Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro asseguraram todo o apoio logístico ao evento.
Rotários caldenses homenageiam antigos presidentes
Ao final da tarde foi inaugurada na sede dos rotários caldenses, situada na Rua da Fé, Bloco A 1º D, uma galeria dos presidentes deste clube. “O nosso clube faz para a semana 65 anos e este ano rotário foi uma forma de homenagearmos todos os companheiros que o lideraram”, explicou a actual presidente, Manuela Franco.
Ao todo são 54 os rostos que figuram na parede da biblioteca porque alguns deles repetiram a presidência nestes 64 anos.
Na próxima semana o clube assinala o aniversário com um jantar festivo, altura em que irão também emblemar mais duas mulheres. “Este ano entram cinco novas companheiras no clube”, concluiu Manuela Franco.