O caldense Cristóvão Ferreira foi o vencedor da 8ª edição do Concurso Nacional de Jovens Agricultores, que premeia o melhor projeto de investimento jovem. O agricultor, de 36 anos, possui 24 hectares de pomares de maçã Gala IGP Alcobaça nos Vidais. O prémio foi atribuído esta quinta-feira pela CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal e apanhou de surpresa o vencedor, que foi assistindo ao evento a par do congresso da Frutos. Cristóvão Ferreira disse à Gazeta das Caldas que é gratificante receber esta distinção, e que se traduz num reconhecimento do “esforço enorme no planeamento de toda a exploração e na gestão financeira” deste seu projeto inicial.
Toda a produção é comercializada através de uma organização de produtores, da qual faz parte, o que garante um produto mais competitivo. Aos jovens que tentam enveredar pela área, Cristóvão Ferreira aconselha a adquirem conhecimento, através de cursos e do contato com boas práticas, e que garantam o escoamento do seu produto.
Este prémio é atribuído com base em quatro pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável dos projetos de jovens agricultores: o associativismo, a criação de emprego, a tecnologia e as práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras. Cristóvão Ferreira irá, no próximo ano, representar Portugal no Congresso Europeu de Jovens Agricultores, organizado no Parlamento Europeu, em Bruxelas.