Caldense é uma das mais influentes do mundo

0
843
- publicidade -

A caldense Ana Sofia Reboleira está entre os mais influentes investigadores do mundo.
Segundo um estudo da Stanford University (EUA), recentemente publicado, a “Mulher das Cavernas”, como é carinhosamente tratada, integra o “World’s Top2% Scientists” (traduzido, para português, como o top 2% de cientistas do mundo).
Este ranking utiliza as citações da base de dados Scopus para perceber os investigadores mais citados.
Depois, os dados são compilados em duas listas. Uma das listas refere-se aos cientistas com maior impacto ao longo da carreira (e até ao final do ano passado) e a outra lista indica apenas os cientistas que tiveram maior impacto em 2023.
Os investigadores estão divididos em 22 campos científicos e 174 subcampos.
Na lista de carreira é possível encontrar um total de 633 investigadores afiliados a um total de cerca de 80 instituições portugueses.
A bióloga, entomóloga e espeleóloga é reconhecida pelos seus interessantes contributos científicos, marcados pelo estudo do mundo subterrâneo.
Com cerca de 20 anos de carreira, já descobriu mais de 70 novas espécies e géneros (quatro no Oeste). Atualmente, é professora na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e lidera o grupo de investigação em Ecologia Subterrânea no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais.
Formada na Universidade de Aveiro, Ana Sofia Reboleira é autora de mais de uma centena de publicações científicas e já coordenou vários projetos de investigação em diferentes latitudes.
Em 2023 foi considerada pela Gazeta das Caldas como personalidade do ano. ■

- publicidade -