Caldense emite programa de rádio Motard FM pela Internet para todo o mundo

0
928
- publicidade -

Raul-TrintaCriado em Abril de 2000 na Rádio Litoral Oeste (RLO), que emite a partir de Óbidos, o programa Motard FM está desde Maio passado a ser emitido apenas pela Internet – desde as Caldas da Rainha – com emissões em directo às quintas-feiras à noite e com a possibilidade destas poderem ser ouvidas a qualquer altura a partir do site (www.motardfm.org)
O mentor do programa, Raúl Gomes, ele próprio um motard, começou este projecto “para tentar colmatar a escassez de informação que havia sobre concentrações, encontros motards e outros eventos do mundo moto-turístico”.
O lema do programa é “Se a tua Paixão é Motas e Rock, esta é a tua rádio” e conta já com ouvintes em países como em Espanha, Suíça, Inglaterra e Brasil.
“Tem-me dado imenso gosto ver que estamos a ser ouvidos regularmente num bar em Vilar Formoso, por exemplo. E em muitas das concentrações onde estou presente com animação, o programa já faz parte do som”, referiu Raúl Gomes.
Raúl Gomes é convidado para animar concentrações de motards em vários pontos do país. “Estas animações consistem em não deixar que aconteçam momentos mortos num fim-de-semana. Microfone nas mãos e algum som quando é preciso, lançar uma curta piada, encontrar malta conhecida com quem se possa começar a brincar e cá vamos nós em palco ou fora dele”, explicou.
Na região o radialista caldense considera que há uma grande margem para crescer, não só do seu projecto, mas também ao nível das concentrações de motards. Raúl Gomes recordou as “saudosas” concentração que os Trovões do Oeste organizavam na região. Actualmente existem também nas Caldas os Lobos Lusitanos e o Grupo Motard São Rafael. Para além disso, há outros agrupamentos na zona de Peniche e no concelho de Torres Vedras. Para Raúl Gomes faria sentido um grande evento em que estes grupos de unissem na organização.

Rock e conselhos de segurança rodoviária

Com várias décadas de animação na rádio, Raul Gomes foi também o fundador do “Holocausto” (dedicado à música “pesada”), decidiu avançar com outro programa de autor que se tornou “um espaço onde todos os motoclubes e grupos motards – independentemente de serem grandes ou pequenos – tinham a sua ‘voz’ e podiam divulgar os seus eventos numa rádio que, apesar de ser regional, viu entretanto a sua emissão ser espalhada mais longe também via Internet”, na altura através do site da RLO.
As duas horas de emissão contavam com ouvintes de todo o país e até do estrangeiro, parte dos quais se juntava numa sala de conversação online dedicada ao programa.
Com a criação do site motardfm.org, em 2008, Raúl Gomes começou a viajar por Portugal para fazer “reportagens” dos eventos. Entretanto, em Novembro de 2013 a direcção da RLO fez alterações na grelha de programação. Como o novo horário proposto era incompatível com a vida profissional do autor (que é instrutor de condução) e tornava mais difícil a interacção com os ouvintes, acabou por deixar de colaborar com esta rádio.
Ainda pensou em acabar com o projecto, mas recebeu vários incentivos e apoios, entre os quais de alguns radialistas, e decidiu passar a fazer as emissões a partir do site que já existia.
Raúl Gomes tem conseguido manter este projecto através do apoio financeiro, e não só, de vários motoclubes, grupos motards e ouvintes de todo o país. O objectivo passa também por investir mais em equipamentos de forma a melhorar tecnicamente a emissão.
“Com esta mudança, estamos a conseguir chegar onde não tínhamos chegado, temos um pouco mais de liberdade e já conseguimos melhorias em termos de qualidade de emissão e equipamento” contou à Gazeta das Caldas.
O programa conta com quase 100% de rock estrangeiro e nacional, mas também música dos anos 80 e “uma pitada de música comercial e electrónica com qualidade”.
Como é instrutor de condução, na Escola de Condução Caldas, o também radialista aproveita para dar várias dicas sobre segurança rodoviária.
Para além de Raúl Gomes, fazem parte da equipa Nelson Nunes e Silvana Grave, que é também a fotógrafa oficial.
Para o futuro, o autor do programa tem o sonho de levar o Motard FM para uma rádio nacional. Um sonho que acumula com outros dois: comprar uma Harley Davidson Electra Glide e percorrer com ela a Route 66 (que faz a ligação costa a costa dos Estados Unidos da América).

- publicidade -

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt

- publicidade -