O caldense Patriarca de Lisboa volta a participar na escolha do novo Papa

0
699
Notícias das Caldas
D.R.

D. José Policarpo, o cardeal-patriarca de Lisboa, natural de Alvorninha, vai ser um dos 120 cardeais que irão escolher o novo Papa no próximo mês, na sequência da abdicação do Papa Bento XVI ocorrida na passada segunda-feira e colhendo de surpresa a maioria das pessoas.
O cardeal caldense considerou em declarações à Rádio Renascença, que “este foi um acto extraordinariamente corajoso que vai introduzir na Igreja um ritmo novo, mas só o futuro vai dizer qual. Sobre o ponto de vista canónico esta situação está prevista: como ele é a autoridade máxima apenas a ele lhe cabe de tomar a decisão”.

Segundo D. José Policarpo, o Papa “já havia anunciado que se chegasse o momento de achar que não estava em condições apresentaria a resignação, mas apanhou-nos de surpresa”.
Nas mesmas declarações à rádio da Igreja, referiu que “o mundo de hoje é complicado e a Igreja teve dentro dela alguns problemas como o caso dos escândalos sexuais dos sacerdotes ou a ameaça de cisma ligados aos conservadores de monsenhor Lefèbvre”. Considera ainda que Bento XVI lidou com  “lucidez, beleza do seu ministério e grande capacidade de diálogo nas mais diversas circunstâncias”.

- publicidade -

“Nada de especial aconteceu: ele está vivo e vai agora recolher-se”

Aos católicos D. Policarpo deixa a seguinte mensagem: “são chamados a viver este momento com normalidade espiritual, com fé, devem rezar muito para a próxima etapa. Pois nada de especial aconteceu: ele está vivo e vai agora recolher-se”.
D. José Policarpo, que teve algumas hipóteses em 2005 de chegar a Papa, viu renovado o seu mandato à frente do Patriarcado por mais um ano, uma vez que já completa no próximo dia 26 de Fevereiro 77 anos. Como tem menos de 80 anos será chamado à escolha do novo Papa no conclave que terá lugar em Roma nas próximas semanas e antes da Páscoa.

Visita pastoral na região

O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, e os bispos auxiliares D. Joaquim Mendes e D. Nuno Brás, estão a fazer uma visita pastoral à vigararia das Caldas da Rainha Peniche, que contém 25 paróquias.
A visita começou a 13 de Janeiro, com uma eucaristia no pavilhão polivalente do Stella Maris de Peniche, presidida por D. José Policarpo, e terminará a 3 de Março.
Durante este período os representantes da Igreja Católica vão conhecer a realidade eclesial e contactar com as comunidades cristãs das várias paróquias, assim como com as suas instituições sociais e culturais e empresas dos concelhos de Peniche, Óbidos e Caldas da Rainha.
J.L.A.S. / F.F.

- publicidade -