Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 22:01
- publicidade -
InícioSociedadeCaldenses queixam-se da qualidade da água

Caldenses queixam-se da qualidade da água

-

No século XXI ainda há nas Caldas quem não tenha acesso a água da rede com qualidade e se veja obrigado a gastar dinheiro em dezenas de garrafões de água mineral por mês. As queixas são constantes nos Serviços Municipalizados. A autarquia pretende mudar a conduta numa das ruas mais problemáticas, mas uma guerra de empreiteiros atrasou a obra.

Gazeta das Caldas
Um dos dias em que a água saiu mais barrenta

À Gazeta das Caldas têm chegado várias queixas de caldenses de diferentes zonas da cidade, relativamente à qualidade da água nas suas torneiras. Estes queixam-se de não poder beber água da rede, de ter de deixar correr a água durante vários minutos antes de tomar banho (elevando os valores na factura e em nada contribuindo para combater a situação de seca), de roupa estragada depois das lavagens e de electrodomésticos e canalizações danificados. Além disso, são obrigados a comprar filtros para aplicar nos contadores e de terem de gastar dinheiro em vários garrafões de água por mês.
Na Rua Vitorino Fróis há um caso que já em 2013 foi reportado nas páginas da Gazeta das Caldas, mas em quatro anos, pouco mudou. Alice Ferreira queixa-se constantemente da água, mas em Julho deste ano aconteceu algo mais grave. A meio de um duche, começou a sair água barrenta do chuveiro. Os sedimentos

Gazeta das Caldas
Elsa Miguel mostra um filtro da água de consumo doméstico

entupiram a canalização e rebentaram com os canos, levando a uma inundação.
No mesmo prédio mora Ana Pedro, que se queixa do mesmo. Conta mesmo um episódio em que o esquentador inteligente começou a trabalhar sem água (que não passava pela canalização entupida) e que ia causando um desastre.
Do outro lado da rua mora Irene dos Santos Morgado, que além de todos os problemas já elencados, se queixa do cheiro a esgotos dentro de casa.
Também na Rua Vasco da Gama, Elsa Miguel sente problemas semelhantes há cerca de um ano. “Se deixarmos a água pousar numa garrafa, assenta e fica com pé”, contou.
Já antes, Kátia Pinheiro, que mora na Rua Garcia Resende, se havia queixado do mesmo, tendo a autarquia esclarecido que se devia a uma ruptura numa conduta.

[showhide]
Guerra de empreiteiros atrasa obra

Gazeta das Caldas
A canalização da casa de Alice Ferreira rebentou

Questionada pela Gazeta das Caldas, a Câmara das Caldas esclareceu ter conhecimento da situação na rua Vitorino Fróis e adjacentes e informou que existe uma empreitada de substituição das condutas do concelho, sendo aquela uma das ruas previstas.
No entanto, “a empreitada ainda não teve início uma vez que houve uma contestação legal por um dos concorrentes que ainda não se encontra resolvida”.
No total serão investidos mais de 785 mil euros, sendo 49 mil euros para a intervenção nesta rua.
A autarquia esclareceu ainda que a água barrenta se deve a trabalhos de reparações na rede e que está a decorrer o cadastro das redes de águas e esgotos do concelho. Mais de metade do trabalho está feito, estando a conclusão prevista para Agosto de 2018, numa obra avaliada em mais de 300 mil euros.
Na Rua Professor Abílio Moniz Barreto está a ser substituído o colector doméstico e nas ruas da Alegria e Henrique Sales estão a ser remodeladas as redes de distribuição de água, de saneamento doméstico e redes pluviais. Serão substituídas “redes unitárias por redes de saneamento separativas, procurando-se assim uma melhoria significativa em termos ambientais”, informa a autarquia. [/showhide]

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.