O tradicional jantar de autarcas, que juntava no restaurante Cortiço perto de 400 autarcas e ex-autarcas de todos dos partidos nas vésperas de Natal, não se irá realizar este ano.
A Câmara gastava anualmente nesta confraternização cerca de cinco mil euros e este ano optou por não o fazer, tendo em conta a crise económica que o país atravessa. O dinheiro vai ser aplicado no reforço do cabaz de Natal, que este ano será entregue a 400 famílias carenciadas.
“A maioria [do executivo] entendeu que não se deveria fazer o jantar de Natal e as próprias Juntas de Freguesia que tinham o seu jantar também não o vão fazer“, disse o presidente da Câmara, Fernando Costa.
O jantar dos autarcas realizava-se há 25 anos por sugestão do presidente da Câmara. Fernando Costa pensa que esta confraternização deverá ter continuidade no futuro, quando a situação do país melhorar, mas este ano, “num momento em que há tantas pessoas com dificuldades é um bom gesto que se possa reforçar o cabaz das famílias carenciadas”, realçou.
Apesar de não se realizar este jantar-convívio, irão decorrer outros encontros entre os autarcas para assinalar a quadra. “No dia 21 de Dezembro, os autarcas da Câmara vão jantar com os presidentes de Junta, mas cada um paga a sua parte”, explicou o edil.
De 250 cabazes anualmente entregues, o número sobe este ano para 400, beneficiando perto de 1200 pessoas. O valor dos cabazes para as famílias mais numerosas ronda os 40 euros.