Câmara de Alcobaça reforça protocolo para captura, esterilização e devolução de gatos

0
70

O executivo da Câmara Municipal de Alcobaça aprovou, esta segunda-feira, por unanimidade, a prorrogação do protocolo de cooperação com o GAPA – Grupo de Amigos dos Peludinhos de Alcobaça, para execução do Programa de Captura Esterilização e Devolução de colónias de gatos no concelho de Alcobaça.

Segundo a autarquia, este programa permite a redução do número de gatos silvestres, assilvestrados e vadios, bem como de eutanásias e mobilização de ações de voluntariado para recolha destes animais.

Em 2021, foram intervencionados 340 felídeos de colónias sinalizadas em todas as freguesias, quer por munícipes, quer por juntas de freguesias, sendo que para o ano de 2022 existem cerca de 700 animais já sinalizados para intervencionar.

“Acreditamos que esta medida irá contribuir para a proteção destes animais, assim como, para o reforço da saúde pública, diminuindo a população de animais vadios e contribuindo para a sua adoção por parte das famílias do concelho de Alcobaça”, salienta o presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, citado em nota de imprensa.