Câmara de Peniche dinamiza campanha de sensibilização ambiental

0
64

A Câmara de Peniche lançou, esta quinta-feira, uma nova campanha ambiental que visa alertar a comunidade para a necessidade de acondicionar devidamente o lixo antes de o colocar no contentor.

“Trate do lixo em 3 tempos” surge no seguimento de uma estratégia de sensibilização ambiental promovida nos últimos anos pelo Executivo municipal. Esta iniciativa está dividida em três etapas fáceis de concretizar, que são colocar o lixo num saco, fechando-o devidamente, depositar o saco no contentor e fechar a tampa do contentor, protegendo assim a comunidade e os trabalhadores que gerem, diariamente, a limpeza dos espaços públicos.

Além da campanha de sensibilização, a Câmara adquiriu uma viatura de limpeza de contentores e novas viaturas destinas à recolha de resíduos. Estas vêm substituir as antigas, que apesar de ainda funcionarem, já necessitaram de reparações e manutenção com elevado custo.

Contudo, o fator económico não é o único responsável pela aquisição das novas máquinas. A capacidade de volume e compactação do lixo, que permite diminuir o número e viagens até à estação de tratamento, e a autonomia da caixa de compactação, são outros dos fatores que justificaram a aquisição destes novos equipamentos.

Henrique Bertino, presidente da Câmara Municipal, conta que “em agosto de 2020, houve problemas na recolha de lixo resultantes da avaria de duas viaturas municipais em simultâneo. Face a esta situação, contratou-se externamente o serviço, tendo a viatura alugada avariado também, acumulando-se, nalguns casos, o lixo durante dois dias.”