No domingo realiza-se uma saída de campo para observar os veados durante a época de acasalamento, em que os machos lutam, chocando e encaixando as hastes uns nos outros.
A saída da estrada do forte está prevista para as 6h30, seguindo para o Pinhal de Nossa Senhora da Nazaré. O percurso, de sete quilómetros, é de dificuldade média e é recomendável munir-se de água, chapéu, roupa e calçado confortável, protector solar, máquina fotográfica, toalha e fato de banho.
A participação custa seis euros e inclui seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil, acompanhamento dos guias MTE, bolo e chá ou café. Mais informações e marcações através do e-mail: geral@montesetrilhos.com ou do tel. 919078336.
Para que servem as anilhas nas aves?
No sábado e domingo realiza-se a anilhagem de aves no Paul de Tornada, numa actividade que será aberta ao público de forma gratuita.
A anilhagem é o processo de marcar as aves através de uma anilha de metal que permite estudar as rotas migratórias, áreas de repouso e paragem, entre outras informações.
A actividade decorre amanhã entre as 6h30 e as 12h00 e as 15h00 e as 20h00. No domingo realiza-se apenas durante a manhã.
Debate sobre o bem-estar animal
Amanhã realiza-se um debate de sensibilização sobre o bem-estar animal no auditório municipal do Bombarral (15h00). O painel conta com Sales Henriques (representante do Ministério da Agricultura), Norberta Santos (vereadora da Câmara do Bombarral), Inês Sousa Real (provedora dos animais de Lisboa), Diogo Castiço (dono do cão assassinado em Monsanto). Além destes estarão presentes a Quercus, o PAN e a GNR do Bombarral.
O debate é organizado pela Associação Bom Gato, em parceria com o município.