No próximo dia 14 de Outubro decorrerá a caminhada solidária Refood Caldas da Rainha, que tem por objectivo ajudar este movimento que combate o desperdício alimentar através da distribuição de comida recolhida em restaurantes por famílias carenciadas. A partida está prevista para as 9h00 junto à Junta de Freguesia do Nadadouro, seguindo-se um percurso de cerca de 11 quilómetros pelas margens da Lagoa de Óbidos.
A meio da caminhada será distribuída água e fruta e após a chegada será servido um almoço convívio. Os participantes deverão contribuir com quatro euros e levar pratos e talheres para degustarem a refeição que lhes será oferecida.
As inscrições podem ser feitas no próprio local, ainda do início da caminhada, ou na sede da Refood das Caldas da Rainha, situada na Rua Manuel Oliveira Santos, no Bairro dos Arneiros.
O núcleo caldense começou a funcionar em Dezembro de 2015 e conta actualmente com a colaboração semanal de 110 voluntários, distribuídos em dois grupos: recolha de alimentos e distribuição dos mesmos pelas 36 famílias apoiadas. Mensalmente são distribuídas 2400 refeições, que equivale a 97 refeições por dia.
O movimento foi criado em Lisboa, em 2011, pelo americano Hunter Halder, que vive em Portugal há várias décadas. Entretanto, já conta com cerca de 50 núcleos distribuídos por todo o país, assim como no estrangeiro, com a criação de um em Madrid (Espanha) e a preparação de outros no Brasil e Itália.