O Banco Alimentar do Oeste vai realizar, no fim-de-semana de 28 e 29 de maio, a campanha de recolha de alimentos em diversos supermercados. A campanha destina-se a angariar alimentos básicos, relativamente aos quais não existem excedentes (como leite, arroz, massas, azeite, óleo, grão e feijão, atum, salsichas, bolachas e cereais de pequeno almoço), assim como incentivar a partilha com as pessoas que não têm alimento à sua mesa e sensibilizar a comunidade para as carências alimentares que afetam muitas famílias.
O Banco Alimentar do Oeste, que abrange os concelhos de Alcobaça, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos e Peniche, o produto da campanha é distribuído localmente a cerca de 10.000 pessoas com carências alimentares comprovadas, através das 59 Instituições de Solidariedade Social parceiras.
Com a persistência da pandemia de covid-19, o BAO continua com dificuldades para constituir equipas de voluntários para os supermercados, pelo que foi necessário diminuir o número de supermercados onde decorrerá a campanha. Haverá, ainda, equipas reduzidas no armazém, para o trabalho de separação dos alimentos angariados.
Além da campanha saco, a realizar nos supermercados, o Banco Alimentar dispõe de outras formas de ajudar, nomeadamente a Campanha Ajuda Vale, de 26 de maio a 5 de junho, através de vales de produtos selecionados, em que cada vale representa uma unidade do produto. Ao realizar o pagamento, o dador entrega o vale na caixa registadora e os produtos ficam claramente identificados no talão de caixa. A logística de transporte para os Bancos Alimentares contra a Fome fica a cargo de cada uma das cadeias de distribuição.
Estará, ainda, a decorrer a Campanha Online, na plataforma alimentestaideia.pt ,que permite a doação de alimentos online e assim a participação na Campanha de pessoas que habitualmente não se deslocam ao supermercado ou que residam fora de Portugal. Nesta campanha o pagamento é feito por multibanco, ou cartão de crédito.