Peniche: Campismo na ilha da Berlenga encerrado

0
389
Já entrou em vigor a taxa de visitação de três euros

Necessidade de registar o acesso à ilha e de articular a medida com a prevenção de contágios de covid-19 na origem da decisão

A área de campismo da Ilha da Berlenga encontra-se encerrada durante o que resta do ano de 2022. A informação foi avançada pela Câmara de Peniche, através das suas redes sociais.
“Devido à necessidade de registar o acesso à área terrestre na Ilha da Berlenga, bem como de articular esta medida com a prevenção e monitorização de casos de Covid-19, a área de campimo da Ilha da Berlenga encontra-se encerrada durante o ano de 2022”, esclareceu a autarquia.
Recorde-se que entra, este ano, em vigor o pagamento de uma taxa para visitação da ilha.
A medida já entrou em vigor e prevê o pagamento de 3€ por visitante (maiores de 65 anos e crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos pagam metade desse valor).
A capacidade de carga humana da Berlenga Grande – a única ilha visitável do arquipélago das Berlengas, que é constituído por três grupos de ilhéus: Estelas, Farilhões e Berlenga – é de 550 pessoas em simultâneo, um número que não inclui os residentes sazonais habituais, os prestadores de serviços e os representantes das entidades oficiais com jurisdição na Reserva Natural das Berlengas.
Aquele arquipélago foi classificado em 2011 como Reserva Mundial da Biosfera pela Unesco e tem o estatuto de reserva natural desde 1981. É, igualmente, considerado Sítio da Rede Natura 2000 desde 1997 e foi classificado como Zona de Proteção Especial para as Aves Selvagens em 1999. ■