Campo de férias em Óbidos quer ajudar jovens a descobrir vocações

0
644

Untitled-30Cristina Nobre Soares sonhava ser escritora, mas acabou por se tornar engenheira. Aos 40 anos teve que mudar de vida para se dedicar à escrita porque percebeu que aos 10 anos é que tinha razão. Agora, e para ajudar os jovens a descobrir também a sua vocação, Cristina Nobre Soares coordena um campo de férias para “falar de escolhas”, de “sonhos” e “relembrar que todas as profissões são a sério pois aquilo que fazemos só faz sentido quando é aquilo que somos”.
Denominado DreamLab – Summer Camp’14, o evento irá decorrer nas instalações do COlab Óbidos, de 14 a 18 de Julho, e é destinado a adolescentes até aos 17 anos. Durante este período serão abordadas temáticas como a agricultura biológica, arquitectura, arte urbana, design, filosofia, fotografia, guionismo de humor, ilustração, jazz, nutrição, skateboarding, teatro e vídeo, de uma forma, no mínimo, original.
Os formadores são pessoas que tiveram percursos profissionais alternativos e que ali irão falar do caminho que fizeram e do que os levou a optar por aquela profissão. A ilustradora Ana Varela irá trabalhar a ilustração digital com os adolescentes, enquanto que a filósofa Joana Rita se propõe dinamizar uma oficina de pensamento.
Para o designer industrial Gonçalo Silva, este campo de férias permite materializar o seu projecto de sonho, pois irá montar uma rampa de skate, enquanto que a coach educacional Andreia de Carvalho pretende “educar mentes felizes”.
Haverá ainda uma dietista que ficará responsável pelas refeições procurando que as refeições dos adolescentes seja mais saudável, um artista plástico que vai abrir o seu atelier de cerâmica e convidá-los a colocar a “mão na massa”, dois jovens estudantes de multimédia que irão fazer um filme da semana, uma fotógrafa que irá registar os acontecimentos e   arquitecta que ajudará os jovens a “ler” o espaço urbano. Esta será a terceira edição do DreamLab. João Besuga Salvador, de 12 anos, participou nas duas primeiras edições do DreamLab e garante que marcará presença no terceiro.
“Aventurei-me a participar e acho que correu bem, não me vou esquecer do que aprendi”, disse durante a apresentação do evento, no passado dia 6 de Junho.
As inscrições já se encontram abertas e custam 170 euros para os cinco dias. Este valor inclui oficinas, palestras, seguro, refeições e dormida.
Se forem feitas duas inscrições em simultâneo há um desconto de 20% sobre as mesmas (136 euros).
Mais informações pelos mail dreamlab.obidos@gmail.com ou por mensagem no facebook — em COlab Óbidos.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt