Candidatura particular põe Foz do Arelho na corrida à eleição Praias Maravilha de Portugal

0
515
A autarquia caldense não candidatou a praia devido às dragagens, mas fê-lo um particular, cujo nome não foi divulgado

A Lagoa de Óbidos – Foz do Arelho é uma das 70 pré-finalistas da eleição das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, como resultado de uma candidatura feita por um particular e não pela Câmara das Caldas. A organização do concurso, porém, não quis revelar a identidade da pessoa que tomou a iniciativa de avançar sozinha com a candidatura da praia caldense.
A presença da Foz do Arelho ente as finalistas da categoria Praias de Albufeiras e Lagoas foi uma surpresa. É que ao contrário do que fizeram os municípios de Alcobaça, Nazaré e Peniche (que apresentaram 13 candidaturas), a Câmara das Caldas decidiu não apresentar a Foz do Arelho a concurso, devido às dragagens que decorrem na praia e que deverão estar concluídas neste mês de Março.
A praia caldense concorre agora contra a Albufeira do Ermal (Vieira do Minho), a Praia da Castanheira – Lago Azul (Ferreira do Zêzere), a Praia da Fraga da Pegada e a Praia Fluvial da Albufeira do Zibo (ambas de Macedo de Cavaleiros), a Praia Fluvial de Aldeia do Mato (Abrantes), a Praia Fluvial de Piódão (Arganil), a Praia Fluvial de Valhelhas (Guarda), o Vale do Rossim (Gouveia) e a Zona Balnear da Tapada Grande (Mértola).Na restante região, a Praia da Nazaré é uma das candidatas na categoria de Praias Urbanas. Nesta categoria encontra-se ainda a Praia do Baleal (Peniche). O concelho de Peniche viu ainda a Berlenga ser aprovada como pré-finalista na categoria de Praias de Arribas, a Almagreira aprovada entre as Praias Selvagens e a praia Supertubos concorrer na categoria Praias de Uso Desportivo.
De acordo com Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas, “esta lista de pré-finalistas é o resultado da avaliação mais técnica e científica do processo, após a análise dos 70 especialistas de todo o país que contribuíram e colaboraram com a organização”. As praias selecionadas são “o que o país tem de melhor, de norte a sul, do litoral ao interior, e que cabe agora a todos divulgar para preservar”, defende.
A próxima fase do concurso consiste na escolha das 21 finalistas, por parte de um grupo de 21 personalidades notáveis, num processo em que a representatividade geográfica é assegurada através da presença no mínimo de um finalista de cada uma das 10 regiões do país. De acordo com informações da organização, caso a Foz do Arelho entre nesta short list, que será divulgada a 7 de Maio, a autarquia caldense vai ser convidada pela organização a assumir uma candidatura que não quis apresentar.
Os vencedores da eleição serão escolhidos pelos portugueses, que podem votar nas suas praias favoritas até 7 de Setembro. No dia seguinte, os resultados são divulgados numa cerimónia a realizar na Costa Alentejana e que será transmitida pela RTP.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt