Foram também distinguidos antigos pescadores e investigadora
Criada em 1882, a Capitania do Porto de Peniche foi homenageada no último domingo, dia 1, no âmbito das Comemorações do Dia Nacional do Pescador, que decorreu durante a tarde na cidade piscatória oestina. O capitão-de-fragata Nuno Mota Moreira recebeu a distinção como comandante do porto, o mais recente dos cerca de 40 militares que desempenharam este posto em Peniche. A cerimónia de reconhecimento público às gentes do mar distinguiu ainda este ano quatro antigos pescadores – Afonso de Sousa Nico, Carlos Alberto Figueiras da Silva e José Maria dos Santos Ricardo – e uma professora e investigadora penichense da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – Patrícia dos Santos Borges.
A comissão organizadora do Dia Nacional do Pescador, a quem cabe escolher os homenageados da efeméride que é assinalada a 31 de maio mas celebrada no domingo mais próximo, é constituída pelo Município de Peniche, Junta de Freguesia de Peniche, OPCentro – Cooperativa de Pescas Geral do Centro, CAPA – Cooperativa dos Armadores de Pesca Artesanal e Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Centro. Pretende-se, desta forma, evidenciar todos os que pelo seu trajeto profissional ou desempenho contribuíram para a valorização da atividade piscatória ou ligada ao mar.
Realizada no Cais da Ribeira Velha, esta cerimónia tradicional realizada anualmente em Peniche começou com a declamação de um poema – ‘Carta a um Embarcado’, da autoria do pescador já falecido Renato Neves – e encerrou com um espetáculo de fado com Emanuel Soares e seus convidados. O programa de domingo contemplou a celebração eucarística em ação de graças pelos pescadores na Igreja de São Pedro, o almoço convívio na Cantina do Centro Social do Pessoal do Município de Peniche e a deposição de uma coroa de flores junto do monumento de homenagem ao pescador. Na sexta-feira à noite, o Pavilhão Multiusos dos Bombeiros Voluntários de Peniche acolheu um concerto com a Banda Sinfónica da PSP. No sábado à noite houve também um momento musical, mas desta feita no Fórum da Parreirinha, com a atuação da banda local de rock Dapunksportif. Henrique Bertino, que presidiu pela última vez à cerimónia, dado que não vai recandidatar-se a presidente de câmara nas próximas eleições autárquicas, reconheceu que fica sempre “uma angústia de homenagearmos alguns e não homenagearmos outros, mas será difícil algum dia homenagearmos todos os que merecem”. O autarca deixou o desafio, que minutos antes a apresentadora Ângela Malheiros tinha lançado, que no futuro possam ser distinguidas mais mulheres.