Carrasqueira vence concurso “Presépios da Minha Aldeia”

0
328
A representação da Sagrada Família que venceu a 7ª edição do concurso foi feita com recurso a rolhas de cortiça

Certame regressou após um ano de interregno e trouxe mais participantes, envolvendo cerca de 250 pessoas da freguesia

A representação da Sagrada Família em rolhas de cortiça, da Associação de Desenvolvimento Local da Carrasqueira, foi a grande vencedora do concurso “Presépios da Minha Aldeia”, promovido pela Junta de Freguesia dos Vidais.
Em 2° lugar ficou o presépio da Paróquia, com a Associação Recreativa e Cultural Amigos da Matoeira a fechar o pódio. Em quarto lugar ficou o presépio dos Amigos de Cortém, seguindo-se o da Associação Desportiva Recreativa dos Mosteiros e em sexto o dos moradores da Ribeira de Crastos.
A partir do 6º lugar, não foi atribuída classificação, ficando os restantes presépios ex aequo em 7º lugar. São eles o do Colégio O Brinquinho, Casa dos Avós, Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Piedade, Associação Recreativa Cultural e Desportiva do Casal do Rei, Associação Cultural Recreativa Desportiva do Arco da Memória, Moradores da Rabaceira e Moradores dos Casais da Igreja.
Tal como no último ano em que se havia realizado a iniciativa (2020), foram os próprios participantes que escolheram os vencedores.
Mais importante do que os lugares alcançados ou prémio pecuniário, realça-se a união das pessoas da terra em torno de um projeto. E é precisamente isso que a Junta de Freguesia pretende que prevaleça em futuros eventos.
“Temos um evento pensado para a primavera, mas ainda não quero revelar pormenores”, disse à Gazeta das Caldas o presidente da Junta, Rui Henriques. O autarca revelou ainda que estão a ser estudadas alterações ao regulamento para a edição do próximo ano, entre os quais um aumento do valor dos prémios.
O presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Vítor Marques, salientou que tem acompanhado a rota dos presépios ao longo dos anos e valorizou o retomar da iniciativa, depois de um ano de interregno. “Contem com o nosso apoio para que as coisas possam acontecer”, asseverou o chefe do executivo municipal, elogiando o espírito que se vive, o empenho e o resultado final apresentado.
Já a vereadora da Cultura, Conceição Henriques, revelou que a visita à rota dos presépios dos Vidais foi o momento alto do seu Natal. “Todos temos memórias de quando o Natal era muito mais isto, do que o consumo desenfreado em que se transformou”, disse, notando o entusiasmo e empenho dos participantes.

Junta com novo logótipo
Entretanto, o presidente da Junta de Freguesia de Vidais, Rui Henriques, aproveitou a cerimónia para apresentar o novo logótipo da freguesia. Esta é uma solução que tem sido adoptada por várias Juntas do concelho e que “acompanhará tudo o que seja a divulgação da freguesia dos Vidais”, explicou. ■