Carrinha para troca de lâmpadas no Bombarral, Peniche e Alcobaça

0
297

A carrinha EDP para troca de lâmpadas vai estar no Bombarral a 17 de Janeiro, em Peniche nos dias 18 e 21 e em Alcobaça nos dias 19 e 22, possibilitando a troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras.
No Bombarral a viatura vai estar estacionada no largo da Igreja, em Peniche na Praça Jacob Rodrigues Pereira e em Alcobaça no mercado municipal. A carrinha esteve também na Nazaré na passada terça-feira.
Esta acção consiste na oferta de quatro lâmpadas economizadoras a todos os que entreguem quatro lâmpadas incandescentes (antigas) e preencham um pequeno questionário comprovativo da entrega.
Desenvolvida pela EDP Serviço Universal, esta iniciativa decorre no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo, sendo apoiada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. O objectivo é a distribuição de 800 mil lâmpadas fluorescentes compactas em Portugal continental.
Segundo os promotores da acção, as lâmpadas economizadoras (lâmpadas fluorescentes compactas) consomem menos 80% de energia que as incandescentes, podendo durar até oito vezes mais, ajudando assim as famílias a pouparem na sua factura energética.
No total da sua vida útil, esta acção permitirá poupar a energia equivalente àquela que é consumida por mais de 66 mil famílias portuguesas num ano inteiro, bem como evitar as emissões de CO2 equivalentes à pegada carbónica anual de mais de nove mil portugueses.
Os custos energéticos evitados com esta acção ascendem a mais de 20 milhões de euros.

Pedro Antunes
[email protected]