Catorze detenções por tráfico de droga entre Caldas, Sintra e Amadora

0
1014
O material apreendido nas buscas domiciliárias no âmbito da investigação da GNR e da PSP | DR

Um grupo de 14 indivíduos foi detido na sequência de uma investigação ao tráfico de estupefacientes nas Caldas da Rainha, Sintra e Amadora, no passado dia 23 de Maio. Outros dois foram constituídos arguidos.


Segundo informação divulgada pela GNR, esta investigação decorria há cerca de um ano e resultou na emissão de 16 mandatos de busca domiciliária e mais quatro de busca não domiciliária.
Treze destas buscas decorreram nas Caldas da Rainha, duas tiveram lugar em Sintra e outra na Amadora. As autoridades apreenderam 16.320 euros em dinheiro, 1.190 doses de cocaína, 276 de heroína, 70 de haxixe e 0,58 gramas de Ectasy. Foram ainda apreendidas três armas de fogo – uma caçadeira, uma pistola de 9mm e um revolver –, munições de vários calibres, quatro automóveis, 17 telemóveis e outros objectos relacionados com este tipo de crime.
A investigação resultou ainda na detenção de 14 indivíduos, entre os 22 e os 51 anos. Dois outros indivíduos, de 22 e 45 anos, foram constituídos arguidos, mas não ficaram detidos.
Na operação estiveram empenhados 198 elementos da GNR e da PSP.

Apareceu morto numa gruta

Um homem de 29 anos, praticante de espeleologia, foi encontrado morto no dia 19 de Maio nas grutas das Cesaredas (Peniche). Estava desaparecido desde o dia 16 de Maio.
Entre 16 e 21 de Maio foram reportados à GNR vários furtos nos concelhos das Caldas da Rainha, Óbidos e Alcobaça. Em Alvorninha foi furtado um automóvel na via pública no dia 16. No dia seguinte foram roubados maços de cigarros e uma quantia em dinheiro de uma máquina de tabaco, num estabelecimento na Benedita. E no Outeiro (Óbidos) dois indivíduos foram detidos em flagrante delito quando assaltavam uma habitação. Estes já se encontravam referenciados por vários furtos e tinham na sua posse ferramentas e vários objectos furtados. No dia 20 de Maio, em Aljubarrota, uma idosa foi vítima de roubo por esticão. Foi furtado um fio e uma medalha em ouro e ainda uma mala onde a vítima tinha algum dinheiro. No dia 21, em Óbidos, uma turista foi alvo de um carteirista.

Detido por agredir o pai

No dia 17 de Maio, um homem de 35 anos foi detido em Peniche por ter agredido o pai, de 62 anos. A detenção aconteceu em contexto de violência doméstica. Nas Caldas da Rainha, foi detido um homem de 44 anos para cumprir uma pena de 135 dias de prisão efectiva, por condução sem habilitação legal.
Neste dia foram ainda fiscalizados vários estabelecimentos de restauração e bebidas nas Caldas da Rainha. Desta acção resultaram o levantamento de 107 autos de contraordenação no âmbito da segurança privada e código trabalho e mais dois autos notícia por violação de direitos de autor.
No dia 18 de Maio foi detido um homem de 44 anos por posse de arma ilegal, no caso um bastão extensível.
De 16 a 22 de Maio foram registados sete acidentes rodoviários, dos quais resultaram dois feridos leves. Nos dias 21 e 22 a PSP deteve três homens entre os 30 e os 59 anos por condução com uma taxa de alcoolemia entre os 1,27 e os 1,51 g/l. Foi ainda detido um jovem de 23 anos por conduzir um automóvel sem possuir carta de condução. Tratava-se ainda de um caso de imigração ilegal.  J.R.