Cedência do Hospital Termal já tem visto favorável do Tribunal de Contas

0
476
Gazeta das Caldas
- publicidade -

hospitaltermalbalnearioO Tribunal de Contas já deu visto favorável ao auto de cedência do Hospital Termal e balneário novo para a Câmara das Caldas. Falta agora a decisão relativa à concessão do parque, mata e Pavilhões, cujo processo foi devolvido à Câmara das Caldas para que o executivo e Assembleia Municipal confirmem se aceitam a cedência do património por 50 anos, tal como é proposto pelo Ministério da Saúde. Em causa está o facto da Assembleia Municipal caldense ter feito uma proposta no sentido que os autos fossem alterados para 70 anos, mas que não foi aceite pela tutela.
“Era só uma proposta e, no nosso entendimento, não se justificava vir outra vez à Câmara e à Assembleia”, disse à Gazeta das Caldas o presidente Tinta Ferreira, destacando que já tinham aceite os 50 anos de cedência. O autarca acrescenta que se trata de uma questão meramente formal, “sinal de que não existem outras questões do ponto de vista substancial e que agora é só uma questão de tempo até termos o visto”.
A autarquia já tem pronto o projecto das canalizações e, logo que os autos de cedência sejam assinados, pretendem abrir concurso para a concretização da obra. “Penso que em 2017 poderemos, pelo menos, reabrir o balneário novo porque o edifício reúne condições imediatas para o efeito”, disse Tinta Ferreira.
Já o Hospital Termal será alvo de uma candidatura a fundos comunitários para posterior exploração por parte de uma instituição de solidariedade social. No entanto, caso não haja nenhuma interessada, o próprio município “assumirá essa exploração directamente”, garantiu Tinta Ferreira.

- publicidade -