A partir de domingo há diversas celebrações religiosas e culturais a assinalar a Semana Santa na região
Terão início no próximo domingo, 10 de abril, e prolongam-se até dia 17, as celebrações da Semana Santa em Óbidos, que atrai milhares de pessoas, entre eles muitos estrangeiros. Pelas 15h00 sai da Igreja de São João a Bênção e Procissão dos Ramos, seguindo-se a Missa de Ramos na Paixão do Senhor, na Igreja de Santa Maria. Duas horas depois terá início a Procissão dos Passos, passando por diversos locais da vila, até à Igreja da Misericórdia.
Na terça-feira, pelas 21h30, decorre o concerto Stabat Mater, com o Coral Alma Nova e Sinfonietta d’Óbidos, na Igreja de Santa Maria. No dia seguinte decorrerá uma jornada de confissões no Santuário do Senhor Jesus da Pedra.
A 14 de abril, pelas 15h00, haverá música sacra Mariana pelo Coro de Alunos da Academia de Música de Óbidos, na Igreja de Santa Maria, e entre as 15h00 e as 17h00, atua o Duo Concertante, na Igreja de São Pedro. Pelas 21h30 cerá celebrada a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, na Igreja de São Pedro.
Na Sexta-feira Santa à tarde será celebrada a Paixão do Senhor e, à noite, terá lugar a Procissão do Enterro do Senhor, que parte da Igreja da Misericórdia e percorre as ruas da vila, à luz dos archotes..
No dia seguinte, às 21h00 terá início a Vigília Pascal, na Igreja de São Pedro. As celebrações terminam no Domingo, com a celebração da Missa da Ressurreição, pelas 11h00 na Igreja de São Pedro, e pelas 18h00 no Santuário do Senhor Jesus da Pedra.
Na paróquia de Famalicão (Nazaré) este período é marcado pelas celebrações religiosas e a visita às várias localidades da freguesia, mas na Nazaré já voltou a realizar-se a tradicional Procissão do Senhor dos Passos, iniciativa que decorreu durante três dias e juntou milhares de fiéis.
Em S. Martinho do Porto, no próximo domingo, pelas 12h00, será feita a bênção dos ramos na Capela de Nª Sª do Livramento, seguida de Procissão para a Igreja Paroquial e Missa dos Ramos na Paixão do Senhor. A 14 de abril, pelas 21h30, será celebrada a Missa da Ceia do Senhor e Lava-Pés, enquanto que na Sexta-feira Santa, pelas 15h00, terá início a celebração da Paixão do Senhor. No dia 16 de abril, pelas 21h00, decorrerá a Vigília Pascal e, no domingo de Páscoa, pelas 12h00, será celebrada a Missa da Ressurreição do Senhor.