Cencal abre cursos de Verão

0
445

Entre os dias 4 e 10 de Agosto vai realizar-se no Cencal o workshop internacional de Cerâmica Criativa – A Cerâmica como Linguagem na Interpretação da Natureza. Este será dirigido por Gerardo Queipo, ceramista espanhol que é director da Escola de Cerâmica e de Ofícios Artísticos de Ponferrada. O escultor vai propor aos participantes que usem a cerâmica como linguagem, e que através de diferentes técnicas transmitam as suas emoções e “tudo aquilo que forma parte de nós e da envolvente natural”, informa nota de imprensa.
O curso, de 60 horas, destina-se a ceramistas, modeladores, artesãos, artistas plásticos, designers e professores. O curso tem um custo de 70 euros.
A 8 de Agosto começará novo curso, com a mestre barrista Luísa Paulino, especializada na modelação de verguinha cerâmica de Alcobaça. Trata-se de mais uma acção no âmbito do Ciclo Grandes Mestres Barristas que já vai na sua IV edição. A convidada exerceu esta actividade durante muitos anos em empresas de Alcobaça. O curso com 50 horas de duração em regime diurno decorrerá entre 18 e 23 de Agosto nas Caldas e é também destinado aos mesmos públicos do curso acima referido. Este curso é gratuito, mas sujeito a processo de selecção em caso de excesso de inscrições.
Já a decorrer está o curso “Escultura Contemporânea – Das mãos e do mar à memória do barro”, coordenado pela ceramista Inês Salgado. Este curso, funciona de dia, tem a duração de 75 horas e é frequentado por ceramistas, modeladores, professores, artistas plásticos e designers de todo o país. A terminar está a primeira edição do “Ciclo do Fogo”, que este ano terá como tema a Construção e Reconstrução de Fornos” dirigido pelo técnico Manuel Amaral Guarda que laborou durante vários anos na empresa de referência Fornocerâmica.
Entre os dias 27 de Setembro e 8 de Novembro, vai realizar-se aos sábados um curso de Pastas Cerâmicas Coloridas e de Efeitos Especiais, dirigido por Alexandra Silva, engenheira cerâmica com experiência como técnica e directora de produção na indústria cerâmica. Neste curso, de 50 horas, serão desenvolvidas pastas cerâmicas especiais, numa perspectiva de inovação da oferta do produto cerâmico, procurando também explorar as suas características estéticas e plásticas (argila expandida, bone china, pasta egípcia, coloração…). Esta acção é gratuita, mas sujeita a processo de selecção em caso de excesso de inscrições e destina-se a ceramistas, técnicos de cerâmica, modeladores, artesãos, artistas plásticos, designers e professores. Estes devem ter habilitações escolares não inferiores ao 9º ano e preferencialmente não superiores ao 12º ano (com excepção de desempregados com habilitação superior).
N.N.