O Plano de Actividades do Cencal para 2012 para os próximos meses inclui várias acções de formação que privilegiam o saber tradicional, sobretudo nas áreas da cerâmica e do vidro. Está prevista a reabertura de um curso de Iniciação à Olaria – para ceramistas, artesãos, artistas plásticos, designers, professores e outros criativos – que será coordenado pelo ceramista e escultor Paulo Óscar. Esta formação terá lugar em regime pós-laboral (às segundas, quartas e quintas-feiras, das 19 às 23 horas), entre os meses de Março e de Maio de 2012.
Vai também realizar-se um curso especial sobre “O Figurado e o Fantástico na Cerâmica Caldense” a decorrer no final de Fevereiro e que faz parte do Ciclo dos Grandes Mestres Barristas Portugueses. Este teve início no ano passado com a vinda de ceramistas de Barcelos e S. Pedro do Corval.
Este ano, a iniciativa contará com a participação do ceramista caldense Fernando Miguel, que para além da sua conhecida obra é filho de outro importante ceramista caldense já falecido, Alberto Miguel e neto do Mestre Artur Caldeira.
Esta acção ainda engloba a modelação de figuras em cerâmica, como a preparação de ferramentas e materiais, procura apelar para a criatividade e o imaginário popular, religioso e profano, que tem a cidade das Caldas como berço. Haverá ainda um momento para a modelação de flores em barro com o apoio da ceramista Milena Miguel.
Decorrerá, também no início de 2012, um curso de Controlo Laboratorial de Pastas Cerâmicas para técnicos da cerâmica e outros interessados.
Nas instalações do Cencal na Marinha Grande, será lançado neste início de ano um percurso modular de Produção de Vidro, em regime laboral para desempregados, interessados em integrar o sector ou criar o seu posto de trabalho. Ainda na capital do vidro, vão ser repetidos os cursos de Técnico de Produção de Vidro Soprado sem Molde e de Técnicas de Fusão do Vidro. Estes estão direccionados aos alunos da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no quadro das parcerias já existentes com aquelas instituições do ensino superior.