Centro 2020 garante verbas para projetos na região

0
190

Comunidade Intermunicipal do Oeste recebe 2,6 milhões de euros para iniciativa de combate ao insucesso escolar.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro divulgou, na semana passada, a atribuição de apoios no âmbito do Programa Operacional Centro 2020 no montante global de 12,3 milhões de euros. A Comunidade Intermunicipal do Oeste viu ser aprovada uma candidatura de 2,6 milhões de euros de combate ao insucesso escolar.
Entre os 143 projetos apoiados encontram-se cinco da Câmara das Caldas, que receberá um cheque de 555 mil euros. O projeto-piloto dos modos cicláveis recebe a maior fatia, sendo os restantes projetos alvo de reforço de verbas.
Entre os “projetos de qualificação dos territórios em áreas prioritárias para as populações”, localizados no distrito de Leiria e promovidos pelos municípios e pelas comunidades intermunicipais de Leiria e do Oeste, a Câmara da Nazaré viu ser aprovada a candidatura para o interface rodoviário no montante de 1,1 milhões de euros, enquanto Peniche recebe 352 mil euros para a recuperação do fosso da muralha.
No Oeste, Alenquer recebe 1,9 milhões de euros para a requalificação urbana e ambiental da frente ribeirinha do rio de Alenquer e 941 mil euros para a Reabilitação do Mercado Municipal, enquanto a Lourinhã viu ser aprovado um reforço de 48 mil euros para a “Requalificação e Valorização do Parque Verde da Cegonha”.
Torres Vedras recebe 1,8 milhões de euros para a Escola Básica de Ramalhal e mais 837 mil euros para outros dois projetos.