Centro Interpretativo vai nascer em antigo armazém do vinho de A-dos-Negros

0
696

A Junta de Freguesia pretende dinamizar o projeto, para divulgar e interpretar o território. O objetivo é que o espaço possa acolher exposições, mas também criar atividades e, eventualmente, potenciar um posto de trabalho

Um antigo armazém do vinho, que ainda possui alguns vestígios desta atividade, como os depósitos subterrâneos e aéreos, situado no centro histórico da aldeia de A-dos-Negros vai ser convertido num centro interpretativo.
A Junta de Freguesia já possui um vasto espólio de objetos, imagens e documentos antigos e o objetivo passa, não por criar um museu, mas um espaço mais dinâmico, onde possam ser feitas exposições cíclicas, sobre temáticas diversas, complementadas com atividades com a comunidade e até a existência de um espaço de degustação.
A pré-apresentação do centro interpretativo foi feita no aniversário da freguesia, pelos historiadores Ângela Oliveira e João Pedro Tormenta, do Arquivo Histórico do município de Óbidos, também parceiro do projeto.
Este local de disseminação do conhecimento assentará, em linhas gerais, nas temáticas da água, do pão e do vinho, relacionadas com as atividades da freguesia e, além do núcleo principal estar situado em A-dos-Negros, poderão ser aproveitados outros espaços pela freguesia para acolher mostras temáticas.

O edifício só será reabilitado com apoio comunitário, mas as iniciativas darão maturidade à candidatura

“Já adquirimos uma vara centenária e há outros objetos que farão parte do núcleo permanente, mas o objetivo é que, consoante a temática, as pessoas também possam colaborar, disponibilizando objetos e imagens que possuam e possam ser expostos”, explicou à Gazeta das Caldas Paulo Capinha, do executivo da Junta.
Os responsáveis desta autarquia estão a proceder, juntamente com os historiadores, a um levantamento dos objetos, imagens e documentos já existentes.
O edifício só poderá ser recuperado com o apoio de fundos comunitários, mas se existir “trabalho feito isso dará maturidade à candidatura e é uma ajuda para a sua aprovação”, justifica aquele responsável, acrescentando que pretendem realizar algumas mostras temáticas mesmo antes do espaço estar a funcionar, como forma de “incutir a curiosidade e despertar o interesse pelo centro interpretativo”.
A Junta de Freguesia espera que, com a concretização deste projeto, também os privados possam investir em estabelecimentos comerciais e na própria reabilitação das habitações existentes no centro histórico de A-dos-Negros, assim como atrair mais turismo a esta freguesia rural, explica o presidente, Heitor Conceição. ■