O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, abriu o desfile do baile de fantasia dos séniores, que decorreu no passado dia 28 de Fevereiro, na Expoeste, marcando o arranque do Carnaval caldense.
Anjos e diabos dançaram em volta do barqueiro (com o seu barco) assinalando os 500 anos da exibição daquele auto e marcando o início da folia, que durou a tarde toda e juntou cerca de 800 idosos que integram as várias instituições de solidariedade do concelho.
Ao som de música carnavalesca desfilaram também coloridos palhaços, divertidos M&Ms, mais anjos e diabos e chupa-chupas, emojis e também mexicanos. Houve ainda preocupações ambientais com idosos mascarados de ecopontos. E houve também quem chamasse a atenção para uma das actividades de maior dinâmica na freguesia de Santa Catarina, mascarando-se de cutileiros.
De colete amarelo vestido, séniores reivindicativos ostentavam cartazes onde exigiam “Bolo da Madeira, antes que diga uma asneira”; “cozido à portuguesa todas as semanas”, “dormir na sala”, “bacalhau cozido ou à Brás”. Os que desfilavam em cadeira de rodas pediam estes equipamentos eléctricos de modo a facilitar-lhes a locomoção.
A mostrar que a diversão não tem idade e que não se compadece com as limitações físicas, muitos foram os foliões que desfilaram de muleta, andarilhos, cadeiras de rodas ou bengala.
Esta festa, que todos os anos tem lugar na Expoeste, pretende proporcionar aos idosos do concelho e aos utentes do cartão municipal do idoso uma tarde de divertimento e de convívio. Presente no evento, a vereadora com o pelouro da Acção Social, Maria da Conceição Pereira, salientou que os festejos no concelho começaram da melhor forma, “com a idade de ouro”, que possibilitaram um baile “com grande dignidade, uma apresentação excelente e, acima de tudo, com muita alegria”.
A autarca destaca que a folia é antecedida por muito trabalho, com os séniores a ajudar na confecção dos trajes, que é garantida pelas próprias instituições.
Este ano participaram no baile a Casa do Povo de A-dos-Francos, Santa Casa da Misericórdia das Caldas, Centro Social e Paroquial das Caldas, Montepio Rainha D. Leonor, Centro Social e Paroquial de Santa Catarina, Associação de Solidariedade e Educação de Salir de Matos, Centro de Desenvolvimento Comunitário do Landal, Associação do Desenvolvimento Social da freguesia de Alvorninha, Centro Social Paroquial Nª Sra das Mercês do Carvalhal Benfeito, Associação Social e Cultural Paradense, Fonte Santa – Centro Social da Serra do Bouro, Centro de Apoio Social da Freguesia de S. Gregório, Associação do Desenvolvimento Social da Freguesia do Coto, Clube Sénior, Universidade Sénior Rainha D. Leonor e Centro Social e Paroquial Nossa Sra da Piedade, dos Vidais.
Os jovens da ETEO também participaram, colaborando na animação que decorreu durante toda a tarde e que terminou num lanche convívio.