CHO recebe um milhar de óculos de proteção contra a covid-19

0
588
Oferta da Ctesi, empresa do grupo Barros & Moreira, foi bem recebida no CHO | F.F.

Resultado de vários meses de investigação,
os óculos oferecidos ao hospital pelo grupo Barros & Moreira, pretendem “eliminar o cansaço aos
profissionais de saúde”, podendo ser utilizados durante períodos longos de atividade

 

“Muito leves, encaixam muito bem e não alteram a visão”. Esta foi a primeira impressão da diretora clínica do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), Filomena Rodrigues, quando experimentou os óculos de proteção individual para evitar a contaminação pelo vírus da covid-19, oferecidos ao Hospital das Caldas pelo grupo Barros & Moreira (B&M). A entrega de um milhar destes equipamentos foi feita pelo responsável do grupo, Carlos Barros, na tarde de 18 de dezembro, à administração daquele unidade hospitalar.
Articulados e ajustáveis a diferentes tamanhos, os óculos possuem lentes em policarbonato anti-risco e resistentes ao impacto. Resultam, de acordo com o empresário Carlos Barros, de vários meses de investigação com o objetivo de “eliminar o cansaço aos profissionais de saúde”, podendo, desse modo, ser utilizados durante longos períodos.
A decisão de iniciar a produção deste tipo de equipamentos surgiu da necessidade de dar resposta à emergência social e ao apelo lançado pelo governo para que o tecido empresarial pudesse dar o seu contributo técnico e conhecimento tecnológico. Para concretizar esta nova oferta, foi necessário um investimento de cerca de 200 mil euros.
A B&M, que trabalha maioritariamente na indústria de produção de sanitários, foi uma das primeiras empresas a fazer a produção deste tipo de equipamentos totalmente certificados em solo nacional.
“A empresa já está registada no Ministério da Saúde como fabricante autorizado de óculos”, explicou Carlos Barros, reconhecendo que a certificação, que cumpre as normais europeias, foi um processo longo e que teve que ser feito fora do país. Destinados à área da saúde, a empresa de Óbidos está neste momento a encetar contatos com as entidades e depois pretende ter vários distribuidores pelo país.
Quando iniciaram a produção o “primeiro pensamento foi ajudar o hospital, que me diz tanto, e também de ter uma participação social junto da comunidade”, afirmou o responsável pelo grupo, destacando também o “trabalho excelente” que o CHO tem desenvolvido durante o período da pandemia.

Motivação acrescida
A presidente do conselho de administração do CHO, Elsa Baião, agradeceu o gesto da Barros & Moreira e destacou a relação institucional da empresa com aquele centro hospitalar. “É uma motivação adicional além de ser um elemento de segurança muito importante para os profissionais de saúde”, referiu aquela responsável.
Estes óculos de proteção reutilizáveis são equipamentos de proteção individual (EPI) considerados fundamentais para evitar o contágio pela covid-19.
É um equipamento “essencial para os profissionais de saúde, bombeiros, polícias, proteção civil, mas também para os cidadãos comuns ou trabalhadores que atuem com agentes biológicos nocivos”, explicou Carlos Barros.
Já em abril deste ano o grupo Barros & Moreira, que desenvolveu estes óculos de proteção nas instalações da Ctesi, situada na Zona Industrial da Ponte Seca (Gaeiras), ofereceu três cabines de duche para apetrechar a nova Urgência Pediátrica da unidade das Caldas do CHO. ■