Evento teve como tema a banda desenhada e resultou de um investimento de 250 mil euros
A edição deste ano do Festival Internacional do Chocolate de Óbidos, que decorreu durante o mês de março, recebeu, segundo os dados da organização, um total de 120 mil visitantes.
Num balanço do evento, que resultou de um investimento de 250 mil euros e no qual foram utilizadas 25 toneladas de chocolate, o presidente da Câmara, Filipe Daniel mostrou-se “muito satisfeito” principalmente “pelo crescimento em conteúdos e da oferta que o Festival proporcionou” este ano.
As esculturas de chocolate em tamanho grande, os showcookings, as exposições e a estação Melgão, que dava a conhecer todo o processo do chocolate, desde a fava do cacau, foram alguns dos atrativos da edição deste ano, que contou com uma equipa técnica de 57 chefs de pastelaria e bombonaria. O autarca realça que este ano tiveram “mais esculturas, mais chefs, mais receitas, mais produtos em chocolate e mais formação”.
A forte componente formativa desta edição, com a presença no Salão do Chocolate de escolas da área da pastelaria e hotelaria, do Politécnico de Leiria, das escolas do Turismo de Portugal e da Escola Profissional da Nazaré e ainda da École Ducasse.
Ricardo Duque, administrador da Óbidos Criativa, entidade organizadora do evento, afirma que, “para além do formato do evento em termos de espaço pela vila, estamos já a pensar em como vamos trabalhar para continuar a surpreender quem nos visita, mas também quem trabalha nestas áreas”.
A Corrida do Chocolate, que já vai na sua quarta edição, contou com a participação de cerca de 850 atletas.
E apesar do festival ter chegado ao fim, durante os próximos meses ainda é possível apreciar as esculturas do Astérix e Obélix, da Mónica, do Homem-Aranha, do Tom&Jerry, do Pateta e do Lucky Luke, que ficam em exposição na Óbidos Chocolate House. A entrada tem o custo de 5 euros para maiores de 12 anos. ■