Circular do eixo Norte da cidade avança em 2024

0
484
Paula Teles, da Mobilidade.pt e o vereador Joquim Beato foram oradores num colóquio sobre mobilidade

Retirar o maior fluxo de trânsito da cidade e torná-la atrativa aos peões são objetivos, com vista a uma melhor mobilidade

A Câmara das Caldas vai avançar com a circular do eixo Norte da cidade, que prevê a construção de uma rotunda na Estrada de Tornada, junto à antiga Subtil, e a ligação à rotunda da zona Industrial, junto ao Bairro dos Arneiros. Será ainda construído um viaduto na passagem da linha férrea. A novidade foi dada pelo vice-presidente e vereador com o pelouro da Mobilidade, na tarde de 18 de setembro, durante o colóquio “Mobilidade Caldas da Rainha, Para onde caminhas?”, que decorreu no CCC.
O autarca espera que a obra tenha o seu início durante o próximo ano. Trata-se de uma resposta a uma promessa eleitoral, de melhoramento das entradas da cidade, mas reconhece que seria mais rápida de implementar, dando conta da burocracia das obras públicas.
O evento, incluído na Semana da Mobilidade, teve o propósito de apresentar publicamente o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS), já concluído em 2019, durante o anterior executivo. Paula Teles, responsável pela empresa Mobilidade.pt (que realizou o plano), deu nota que a prioridade foi tornar as Caldas uma cidade caminhável, com a “ampliação e qualificação” da área pedonal, mas também com a implementação de zonas de coexistência, ciclovias e a reformulação das linhas do TOMA. O documento terá de ser revisto e atualizado em algumas das partes, reconheceram ambos os oradores. O atual executivo quer criar mais estacionamento, mas “dando a rua e o piso 0 às pessoas”, disse Joaquim Beato, referindo-se à criação de parques de estacionamento subterrâneo. O autarca justificou que, sem carros “à vista”, as ruas e as cidades são mais atrativas.
Tendo por base o documento, estão a desenvolver o projeto para um parque de estacionamento, subterrâneo, no final da Rua 15 de Agosto, que permite a ligação à estação dos comboios, e estão a estudar a remodelação do atual estacionamento junto à OesteCIM. Estão a adquirir os terrenos e o objetivo é criar uma praça, com uma Loja do Cidadão e um parque de estacionamento, em subterrâneo, com três pisos.
A autarquia viu também ser aprovada uma candidatura, de quase 40 mil euros, para a realização do Plano de Mobilidade Escolar, que irá permitir fazer uma a monitorização de todos os alunos que estudam nas escolas da cidade. Saber como é que se deslocam e o tempo que demoram a chegar aos estabelecimentos de ensino, irá permitir depois tomar medidas para uma melhor mobilidade. Este estudo permitirá também fazer uma reestruturação das linhas do TOMA e definir outras possíveis paragens. O transporte urbano das Caldas, que agora é gratuito para passageiros até aos 23 anos e maiores de 65, passará a ser gratuito para toda a população a partir do próximo ano, anunciou Joaquim Beato.

A Volta a Portugal no Feminino marcou o arranque das comemorações da Semana da Mobilidade nas Caldas

Dia sem Carros
Caldas está a assinalar a Semana Europeia da Mobilidade, que este ano tem por tema a Eficiência Energética, desde o dia 16 e até amanhã, 22 de setembro. Durante estes dias o TOMA foi gratuito. Amanhã, Dia Europeu sem Carros, está interdito o trânsito na Rua Heróis da Grande Guerra, entre o cruzamento com a Rua Eng. Duarte Pacheco e Rua Coronel Soeiro de Brito e o cruzamento com a Rua Emídio de Jesus Coelho e Rua Henrique Sales, entre as 10h00 e as 18h00. O trânsito estará também interdito na Rua José Malhoa, Largo dos Heróis de Naulila e Rua do Capitão Filipe de Sousa, entre o Largo dos Heróis de Naulila e o cruzamento da Rua Coronel Soeiro de Brito/Rua Almeida Caiado, entre as 15h00 e as 17h00. Nestes locais serão dinamizadas atividades didáticas para alunos do 1.º ciclo. Ainda na sexta-feira, entre as 10h00 e as 17h00, o trânsito estará interdito no arruamento interior da Rua D. João II, junto à EB. Bairro dos Arneiros, onde decorrerão atividades para alunos do 1.º Ciclo, dinamizadas pela GNR.
No sábado de manhã decorrerá uma CÃOminhada, tendo por ponto de encontro o Parque canino (junto ESAD), às 10h00. Já a 24 de setembro de manhã realiza-se um percurso de bicicleta (kidicaldas), com partida da Expoeste. ■