Cistermúsica ganha dimensão nacional

0
918
Gazeta das Caldas

cistermusica_2015Na sua 23ª edição o festival de música erudita de Alcobaça irá estender-se a espaços de Cister espalhados pelo país, que inclui actuações em monumentos dos concelhos de Nazaré, Marinha Grande, Peniche, Coimbra, Lisboa e São Pedro do Sul.

Este ano o festival tem como tema a comemoração dos 25 anos da elevação do Mosteiro a património da humanidade.

Na mais internacional das 23 edições será possível ouvir o Requiem de Mozart na Nave Central do Mosteiro, a Orquestra Gulbenkian, ou o Duo Amal (composto por um pianista israelita e um palestiniano), para além de se poder apreciar a Companhia Nacional de Bailado, num evento orçado em 145 mil euros.

Books & Movies

 A segunda edição do festival Books & Movies de Alcobaça decorreu entre os dias 1 e 10 de Junho, promovendo a cultura na cidade de Cister. O momento alto desta iniciativa foi a realização do teatro comunitário A Viagem do Elefante (adaptação de obra homónima de José Saramago), que contou com a colaboração de vários figurantes locais e que encerrou o festival perante milhares de espectadores que se deslocaram à zona envolvente do Mosteiro de Alcobaça.

Durante estes dez dias várias referências da literatura, cinema, teatro, artes plásticas e outras formas de expressão artísticas passaram por Alcobaça, sendo o escritor Mário Zambujal o grande homenageado desta edição (que se assumiu como novo embaixador de Alcobaça).

Para Inês Silva, vereadora da Cultura e da Educação, este festival é um conjunto de “experiências que ficam na memória das crianças e jovens que assim crescem com a noção de que Alcobaça é uma cidade culturalmente activa”