CLDS 4G à conversa com jovens artistas

0
182
O evento esteve inserido no âmbito do eixo do “emprego, formação e qualificação”, um dos três eixos de atuação do CLDS 4G, a par da “parentalidade” e do “envelhecimento ativo”

BCKappa, DJ Marques, Walter Moraes, Tiago Orato, Gonçalo Fernandes e Simão Chaves estiveram à conversa com as técnicas do projeto CLDS 4G, da Santa Casa da Misericórdia das Caldas, a 20 de janeiro, para partilhar os seus percursos pessoais e profissionais e, assim, motivar os jovens presentes na sessão a encontrarem também as suas paixões e a perseguirem-nas.
“No projeto CLDS [4G], temos de alcançar os chamados jovens “neet”, também conhecidos por “nem-nem”, que são aqueles jovens que não estão a estudar nem a trabalhar, e, nesse âmbito, promovemos algumas atividades para eles”, explicou Catarina Carvalho, coordenadora do CLDS 4G da Santa Casa da Misericórdia das Caldas.
“Este evento foi criado para eles e também para jovens que estejam a estudar, que foi o caso da maior parte do nosso público [das escolas ETEO e Raul Proença], porque achamos que, muitas vezes, até os jovens que estão a estudar, de alguma forma, estão desmotivados com o seu dia-a-dia”, esclareceu ainda Catarina Carvalho.
“Quisemos passar esta mensagem de que, como disseram os oradores, todos nós temos dias maus, é saber é reerguer a cada dia que passa e tentar encontrar o nosso rumo, seja pessoal, seja profissional. Foi esse o grande objetivo da atividade”, rematou.
A sessão contou com um público entusiasmado e curioso, e, para além de música, dança e videomaking, falou-se ainda de espiritualidade e da importância de “não confundir cansaço com preguiça”, o lema da equipa do rapper BCKappa.
BCKappa (Tomás), 23 anos, é rapper e autor, sendo mais conhecido pelo hit “Miúda”, que conta com mais de três milhões de visualizações no Youtube e mais de 1,2 milhões de audições no Spotify. Desde 2019 que o artista já lançou dez músicas e, no ano passado, atuou no Rock In Rio Lisboa.
Kidsimz (Simão Chaves), 30 anos, é o seu produtor musical, tendo já trabalhado com Ana Malhoa e Wet Bed Gang. Porém, está atualmente a lançar-se na carreira de intérprete.
Tiago Orato , 25 anos, nasceu em Turim, Itália, mas vive em Peniche desde os seis anos, e é produtor musical, constando igualmente da equipa de BCKappa. O jovem dá ainda aulas de produção musical, para as quais recebe pedidos através da conta de Instagram.
Gonçalo Fernandes, 21 anos, das Caldas, é videomaker e trabalha com BCKappa e com DJ Marques.
Walter Moraes, caldense de 29 anos. é bailarino e professor de dança nas Caldas, Óbidos, Nazaré e Martingança, tendo atuado no Rock in Rio Lisboa 2022 e no festival “Sol da Caparica”.
DJ Marques (Tomás Marques) tem 19 anos, é caldense e publica o seu trabalho no Youtube, para além de receber convites de discotecas, festas ou associações de estudantes.
Pode encontrar estes jovens no Instagram, onde partilham o seu trabalho: @bckappa, @_djmarques_, @waltermoraes7, @tiagoorato, @rkahprod e @_kidsimz_. ■