Este ano foi criada no Colégio Rainha D. Leonor a disciplina de Educação Emocional, que se destina aos alunos do 5º ano de escolaridade.
Estas aulas têm como objectivo ajudar os alunos ao nível do autoconhecimento, mas também a identificar, compreender e aceitar as suas emoções e desenvolver a capacidade de gestão e autocontrolo das mesmas, bem como as tomadas de decisão.
No âmbito da disciplina serão realizadas actividades, como dinâmicas de grupo em que os alunos assumem as preocupações dos outros ou aprendem a gerir conflitos, trabalhos de grupo para exploração e apresentação das emoções e sentimentos mais significativos para os alunos (utilizando, por exemplo, a linguagem dos emojis que é familiar às novas gerações). Entre as actividades estão ainda previstos debates sobre temas de interesse propostos por alunos e professores (como a dependência das tecnologias, da internet e dos jogos de computador ou saber ser e estar) e a implementação de técnicas de respiração, para ajudar a melhorar o bem-estar emocional, facilitar a capacidade de atenção e concentração e para gerir a ansiedade.
No programa estão ainda jogos que promovem a empatia entre colegas.
A psicóloga do Colégio, Susana Afonso, referiu em comunicado que o resultado deve ter impacto na “redução da indisciplina e na promoção de relações mais positivas”.
Em comunicado, a escola refere que a introdução desta disciplina vem no seguimento do projecto Mindyourself (Minfulness e Desenvolvimento Pessoal) que foi iniciado no último ano lectivo no pré-escolar e primeiro ciclo e que conferiu ao Colégio o selo de “Escola Amiga da Criança”