
A segunda feira internacional de cutelaria artesanal começa amanhã, 1 de Setembro, com um ambiente de “cortar à faca” no CCC. Até domingo, “entre a espada e as paredes” do centro cultural, é possível apreciar vários modelos de facas, espadas e navalhas, materiais para a cutelaria e aprender mais sobre este ofício ancestral.
A cutelaria artesanal é um mundo dentro da cutelaria (pela qual a região de Santa Catarina e Benedita são amplamente conhecidas) que tem vindo a conquistar muitos entusiastas.
Nos Estados Unidos da América um programa chamado Forjado no Fogo procura os melhores cuteleiros do país, desafiando-os a fazer diferentes facas.
A série, que é transmitida no Canal História, vai na quinta temporada e tem uma média superior a um milhão de espectadores. Para promover esta quinta temporada foi escolhido um cuteleiro caldense que se tem destacado pelo seu trabalho com o aço e pela divulgação desta arte. Trata-se de Carlos Norte, que é um dos rostos do Lombo do Ferreiro, promotor da feira.
A equipa da série televisiva foi à oficina nas Relvas para gravar o cuteleiro caldense a recriar a Falcata de Viriato, uma faca que terá ajudado a combater o avanço das tropas romanas neste território. Na entrevista Carlos Norte fala sobre aquela peça, que será leiloada pelo Canal História, e sobre a sua experiência na arte da cutelaria.
A Feira Internacional de Cutelaria Artesanal abre as portas às 9h30 e tem entradas gratuitas. Durante o dia decorrem várias actividades. A partir das 15h00 será realizado o atelier “Monta a tua própria Navalha” e uma hora depois a PSP dá uma sessão de esclarecimento sobre armas brancas. As portas encerram às 20h00.
No domingo de manhã também decorrem várias actividades e durante a tarde há nova sessão de esclarecimento sobre armas brancas, mas pela Associação de Coleccionadores. Às 17h00 são sorteadas as peças pelos visitantes e às 18h00 realiza-se o encerramento.