Começaram as comemorações dos 50 anos da Associação Portuguesa de Imprensa

0
656

Decorreu na passada segunda-feira, 10 de Maio, a abertura solene das comemoração dos 50 anos da Associação Portuguesa de Imprensa (API) que contou com a realização de um jantar nos Paços do Concelho, oferecido pela Câmara de Lisboa. Estava prevista a participação do primeiro ministro José Sócrates, mas afinal entre as personalidades estava o ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, o secretário de Estado da Inovação, Carlos Zorrinho, a vereadora da Cultura da Câmara de Lisboa, Catarina Vez Pinto e Simonetta Luz Afonso, presidente da Assembleia Municipal.
Durante o evento foi lançado o jornal comemorativo que assinala este meio século da associação onde pode ler-se a mensagem do Presidente da República a propósito deste cinquentenário, assim como a de João Palmeiro, o presidente da direcção da AIP.
Nesta  edição são publicadas páginas dos jornais que foram nomeados pela AIP, embaixadores desta iniciativa e dos jornais portugueses centenários. A Gazeta das Caldas, nomeada como embaixadora do distrito de Leiria, tem reproduzida a sua primeira página da edição de 26 de Abril de 1960 onde poder ler-se a notícia da criação do Grémio da Imprensa Regional, que mais tarde foi mudando a sua designação, até hoje ser designada AIP.  Recorde-se que a Gazeta das Caldas fez parte dos primeiros corpos directivos do Grémio, através do seu sub-director, Carlos Saudade e Silva.
Esta associação celebra também 25 anos de congressos sobre os media recordando que o primeiro decorreu nas Caldas da Rainha em Maio de 1985 e teve como tema “Renovação e Progresso”. Neste Congresso o discurso inaugural foi proferido por Francisco Pinto Balsemão, então presidente da Sojornal, que salientou o papel da Associação junto das empresas associadas e na luta pela Liberdade de Imprensa em Portugal e ainda acrescentou “muito mais poderá e deverá fazer, se daqui, desta bela cidade das Caldas da Rainha, surgir um espírito de unidade que, sem prejuízo de uma concorrência salutar  e desejável, nos permita juntar esforços em luta pelos nossos objectivos”.
Também neste evento, perante a perplexidade geral, um conferencista espanhol afirmou que dentro de poucos anos haveria computadores em todos os jornais, incluindo nos regionais. Esta previsão vir-se-ia a confirmar na íntegra, apesar de na época ter parecido uma loucura.

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE IMPRENSA ELEGE NOVOS CORPOS SOCIAIS

Para o Trénio de 2010/2012 foram eleitos os novos órgãos sociais da Associação Portuguesa de Imprensa, a que a Gazeta das Caldas regressa, para um cargo no Conselho Fiscal. É a seguinte a composição da API:

ASSEMBLEIA GERAL

Presidente – Impala – Natalino Vasconcelos
Secretário – Talkmedia – Carlos Simões
Secretário – Postal do Algarve, Lda. – Henrique Dias Freire
Suplentes da Assembleia Geral
Diário de Notícias, Lda. – José Bettencourt da Câmara
Suplente Secretário – Aurora do Lima – Rui Barbosa
Suplente Secretário – Notícias de Vila Real – António Caseiro Marques
DIRECÇÃO

Presidente – Edimpresa Editora, Lda. – João Palmeiro
Vice-Presidentes – Selecções do Reader’s Digest  – Vitor Brás
Controlinveste Media – Gabino Oliveira
Tesoureiro – A Comarca – Henrique Pires Teixeira
Secretário – Diário do Sul – José Miguel Piçarra
Cofina Media – António Simões
RBA – Teresa Vera Magalhães
Sojormedia, Lda. – Fernando Mendes
Serra Pinto, Lda – Pedro S. Pinto
Suplentes da Direcção

O Mirante – Joana Emídio
Jornalinveste – Fernando Oliveira
Setúbal na Rede, Comunicação Social e Multimédia, S.V. Lda – Pedro Brinca
Sojornal, SARL – Francisco Maria Balsemão
Taillor Made – Ian Levy
Portal da Ilha – Walter Duarte (representante nos Açores)
Workmedia Comunicação, Lda – Pedro Corrêa Mendes
Reconquista – Vítor Serra

CONSELHO FISCAL

PME Portugal – José Alves da Silva
Jornal de Sintra – Madalena Miguel
Gazeta das Caldas – José Luís Almeida e Silva

Suplente do Conselho Fiscal

Formalpress, Publicações e Marketing, Lda. – João Paulo Faustino