Concelho das Caldas tem 17 casos ativos de covid-19

0
40

À data de fecho desta edição, o concelho das Caldas da Rainha tinha 17 casos ativos. O novo coronavírus já tirou a vida a 143 pessoas neste município

Embora ligeiramente, o número de casos ativos de covid-19 no concelho e na região tem vindo a aumentar. No dia de fecho desta edição, havia, segundo a Câmara das Caldas, 17 casos ativos no concelho. Mas há casos em todos os municípios do Oeste Norte.
Nas Caldas, maio foi de recúo dos números de casos do novo coronavírus para um mínimo de 7 casos ativos, no dia 11. Segundo o relatório municipal diário, desde o início da pandemia, a covid-19 já infetou 2.554 pessoas no concelho das Caldas, sendo que um total de 2.394 conseguiram recuperar da infeção. Desde março do ano passado, há a lamentar neste município 143 óbitos.


Hoje em dia tornou-se mais difícil controlar os dados relativos aos casos da pandemia, uma vez que a Comunidade Intermunicipal do Oeste deixou de publicar o relatório diário epidemiológico no início do mês de maio.
Mantém-se o relatório do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, que apresenta apenas os concelhos do ACES Oeste Norte (Caldas, Óbidos, Bombarral, Nazaré, Alcobaça e Peniche).

Alcobaça foi o concelho com mais casos na região, mas Caldas onde se verificaram mais mortos

 

 

Por outro lado, neste relatório, e no caso do Oeste, o “número de casos ativos resulta da estimativa do número acumulado de novas infeções nos últimos 10 dias”. Acresce que nem todas as Câmaras publicam diariamente os dados referentes aos casos no seu território.
Segundo esse relatório, nas Caldas existiam 12 casos ativos na passada segunda-feira, sendo, dos seis concelhos, aquele que apresentava mais casos.
Os concelhos de Óbidos, Peniche, Nazaré e Bombarral surgem com três casos ativos, enquanto em Alcobaça havia dois ativos.
Segundo os dados oficiais do CDOS de Leiria, existiriam um total de 26 casos ativos neste conjunto de seis municípios do Oeste Norte.
À data de 8 de junho, o coronavírus já tinha tirado a vida a 307 pessoas nestes seis concelhos (sendo, segundo o mesmo documento, 120 desses óbitos registados nas Caldas).
Alcobaça é, segundo a mesma fonte, o concelho com mais casos confirmados (2.998) de infeção por covid-19, seguindo-se Caldas da Rainha (2.776).