Conferência Vicentina do Bombarral comparticipa medicamentos, habitação e outras despesas

0
532

O número de famílias carenciadas no concelho do Bombarral continua a aumentar e a Conferência Vicentina do Santíssimo Salvador do Mundo desta localidade já está a dar apoio a cerca de 200 pessoas.
Segundo Nuno Ferreira, presidente da instituição, há uns anos ajudavam cerca de 50 pessoas, mas o número não tem parado de aumentar.
Constituída em 1943, a Conferência Vicentina local desenvolve as suas acções no Bombarral e no Cintrão, mas com o aumento do número de famílias em dificuldade, a instituição já foi “várias vezes chamada a intervir fora da sua área de influência”, salientou Nuno Ferreira.
A actividade da instituição centra-se na gestão de 15 fogos de habitação social da Paróquia do Bombarral, de uma micro loja social (com vestuário, calçado, entre outros bens) e na realização de obras em casas de famílias carenciadas, entre outras acções.
No capítulo da alimentação, mensalmente a Conferência Vicentina distribui cabazes às famílias, fazendo, de segunda a sábado, a distribuição de refeições e outros alimentos com o apoio dos estabelecimentos de restauração Forno do Avô e O Pão.
Graças a um protocolo, no valor de 500 euros por mês, celebrado com a União de Freguesias do Bombarral e Vale Covo, a instituição assegura igualmente o pagamento das rendas e das facturas da água, luz e gás às famílias carenciadas, bem como dos medicamentos para idosos e crianças
As actividades de angariação de fundo que a instituição promove regularmente são umas das suas principais fontes de rendimento. O evento mais recente foi um almoço convívio que juntou, a 28 de Setembro, cerca de 120 pessoas no salão paroquial do Vale Covo e que permitiu a angariação de 1200 euros.
O almoço serviu também para receber o padre Manuel Charumbo que foi nomeado Vigário Paroquial do Bombarral, Vale Covo e Roliça.

P.A.